Educação

160 estudantes de Rio do Sul criam soluções para segurança no uso de bicicletas elétricas

Durante o Hackathon Rio do Sul +Tec, alunos de quatro escolas municipais desenvolveram propostas tecnológicas para melhorar a mobilidade urbana.

160 estudantes de Rio do Sul criam soluções para segurança no uso de bicicletas elétricas Estudantes de Rio do Sul criam soluções para segurança em bicicletas elétricas. Foto: ASCOM SESI

Cento e sessenta estudantes da rede municipal de Rio do Sul participaram do Hackathon Rio do Sul +Tec, realizado na quarta-feira (28), no Centro de Inovação Norberto Frahm. Divididos em 16 equipes, os alunos desenvolveram soluções para tornar mais segura a circulação de bicicletas elétricas no município.

O evento reuniu estudantes do sexto ao nono ano de quatro escolas municipais. Entre as propostas apresentadas estavam aplicativos educativos, sensores, sistemas de identificação de condutores e ferramentas de geolocalização. As ideias consideraram a Lei Municipal nº 6.809/2026, que regulamenta a circulação de bicicletas elétricas em Rio do Sul.

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar soluções para situações que fazem parte do cotidiano da cidade. O prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, acompanhou os trabalhos, que poderão passar por avaliação para uma possível aplicação no município.

Rio do Sul +Tec atende cerca de 1.200 estudantes da rede municipal

O Hackathon integra o programa Rio do Sul +Tec, desenvolvido em parceria entre SESI, SENAI, Prefeitura de Rio do Sul e entidades ligadas à inovação. A iniciativa atende aproximadamente 1.200 estudantes ao longo do ano, com atividades realizadas duas vezes por semana no contraturno escolar.

O programa contempla alunos do CEPLAS, Centro Educacional Aníbal de Barba, Escola Cívico-Militar Roberto Machado e Escola Modelo Ella Kurth. Entre os conteúdos trabalhados estão letramento digital, programação, robótica, matemática e atividades com kits LEGO.

Segundo o coordenador de expansão de Educação Básica do SESI e SENAI, Rodrigo Silva, o objetivo é aproximar os estudantes das ferramentas tecnológicas. “Nós temos a atuação SESI SENAI durante o ano inteiro em quatro escolas do município de Rio do Sul, onde atende aproximadamente 1.200 alunos, duas vezes por semana, com letramento digital, robótica, programação, o kit LEGO, robótica com LEGO, matemática, português, movimento humano”, explicou.

Conforme os alunos avançam nas séries escolares, as atividades passam a envolver desafios que exigem maior conhecimento tecnológico.

Hackathon debate segurança de bicicletas elétricas em Rio do Sul

Nesta edição, o Hackathon teve como tema a mobilidade urbana, com foco na circulação de bicicletas elétricas. A escolha considerou o crescimento do uso desses equipamentos e a regulamentação municipal sobre o assunto.

Durante a competição, os estudantes precisaram desenvolver propostas que pudessem contribuir para a segurança no trânsito. Além dos professores orientadores, o evento contou com a participação de representantes da Guarda Municipal e da Câmara de Vereadores.

De acordo com Rodrigo Silva, o tema despertou o interesse dos participantes por estar relacionado à realidade de muitos adolescentes. “Grande parte desses jovens estão experimentando, eles já estão ali no oitavo e nono ano, alguns deles já têm também o equipamento próximo em casa ou seu. Então, eles estavam muito imersos no debate”, relatou.

O coordenador também avaliou as soluções apresentadas pelas equipes. “As soluções foram muito assertivas”, afirmou. As propostas poderão servir de referência para futuras discussões sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito em Rio do Sul.

Programa estuda ampliar Hackathon para as escolas em 2027

A organização do Rio do Sul +Tec já estuda mudanças para a próxima edição do Hackathon. A proposta é realizar etapas dentro das próprias escolas antes de reunir os estudantes em uma final municipal.

Segundo Rodrigo Silva, a experiência deste ano contribuiu para avaliar o formato da competição e planejar sua ampliação. “Até para o ano que vem, a gente tá programando de aproveitar essa experiência desse ano e fazer mini-hackathons em cada escola primeiro, no começo de novembro ou no final de outubro”, explicou.

A organização também considera realizar a etapa final entre o fim de novembro e dezembro. “Então, o projeto vai a cada ano escalonando um pouquinho, ficando maior”, acrescentou.

Projetos dos estudantes poderão ser avaliados pela Prefeitura

Além de estimular o aprendizado tecnológico, o Hackathon permite que os estudantes participem de discussões sobre problemas enfrentados pelo município. Nesta edição, as equipes desenvolveram propostas considerando a Prefeitura de Rio do Sul como possível responsável pela aplicação das soluções.

O prefeito Manoel Arisoli Pereira acompanhou a apresentação dos projetos. Segundo a organização, a administração municipal poderá avaliar a viabilidade das ideias. Dessa forma, o Rio do Sul +Tec busca conectar a educação ao desenvolvimento de soluções para a cidade, utilizando conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo do ano.

Ouça a reportagem de Vanessa Montibeller:  

Outras Notícias