Educação

Segunda etapa de matrículas na rede estadual vai encerra nesta quarta-feira (25)

A reserva de vagas será conforme a ordem de acesso ao sistema

Segunda etapa de matrículas na rede estadual vai encerra nesta quarta-feira (25) Imagem: Julio Cavalheiro/Secom

 

O segundo período de matrículas para novos estudantes da rede estadual de Santa Catarina e para quem deseja trocar de escola começou nesta segunda-feira (23), às 8h. Para se inscrever é preciso acessar o site Matrícula On-line. Após o cadastramento, os responsáveis devem levar a documentação até a unidade escolar (confira abaixo os documentos necessários).

Os responsáveis pelos alunos deverão fazer a solicitação no site Matrícula On-line. A reserva de vagas será conforme a ordem de acesso ao sistema, que ficará aberto até 17h do dia 25 de janeiro. Também é necessário que o estudante possua uma conta no sistema gov.br.

Além do sistema, as escolas contam com um posto de atendimento para auxiliar os responsáveis no preenchimento da matrícula no horário de funcionamento da unidade escolar. A documentação necessária precisa ser entregue obrigatoriamente na escola entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2023.

A rematrícula para o ano letivo de 2023 foi automática para os estudantes que já estão matriculados na rede estadual de ensino em 2022.

 

Documentação necessária

Além do cadastro on-line, o responsável pelo aluno precisa levar alguns documentos à unidade escolar para efetivação da matrícula.

Confira a lista de documentos (originais e com cópia):

  • Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;
  • CPF;
  • Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);
  • Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante frequentou em 2022;
  • Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);
  • 1 foto 3×4;
  • Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);
  • Carteira de Vacinação e Declaração de Regularidade de Vacina emitido pela Unidade Básica de Saúde.

 

Como se inscrever no site gov.br

O primeiro passo para a matrícula na rede estadual de ensino é criar um cadastro único no site gov.br clicando aqui, caso você ainda não tenha. Ao acessar o site, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o responsável deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o sistema pede a criação de uma senha.

A orientação da SED é que a inscrição no sistema gov.br deve ser realizada pelo responsável com antecedência, antes da abertura do período de matrículas. Com a conta criada, é possível entrar na plataforma de matrícula on-line.

 

Por SECOM SC

Outras Notícias