O Departamento de Cultura de Ituporanga inicia, nesta semana, a programação especial de Páscoa com atividades voltadas principalmente ao público infantil. As ações começam nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26), com a participação de alunos da pré-escola do município.
De acordo com a diretora de Cultura, Andreia Eifler, crianças de quatro e cinco anos foram convidadas para participar de uma série de atividades preparadas no espaço cultural.
Atividades para crianças
A programação inclui teatro de Páscoa, rodas de canções com músicas tradicionais, contação de histórias e uma roda de capoeira. As atividades serão realizadas no próprio Departamento de Cultura.
Segundo a diretora, a proposta também é aproximar a comunidade das oficinas oferecidas no local. O Departamento de Cultura conta com oficinas permanentes, como teatro, violão e capoeira. No entanto, muitas crianças ainda não conhecem os serviços disponíveis.
Por isso, a iniciativa busca apresentar as atividades e incentivar a participação futura dos alunos, além de valorizar os profissionais que atuam no espaço.
Espaço com atrações e decoração especial
Além da programação, o local recebeu decoração temática de Páscoa. O espaço também conta com biblioteca e museu, que estarão abertos para visitação.
A estrutura permite que visitantes conheçam diferentes ambientes culturais em um único espaço.
Museu aberto durante a noite
Como parte da programação, o Museu Municipal terá horário estendido durante a Semana Santa. Na quinta-feira (02), o atendimento inicia às 17h e segue até às 08h da sexta-feira (03).
A ação repete a iniciativa do ano passado, que teve grande participação da comunidade, incluindo moradores que ainda não conheciam o espaço.
Durante o período, o Departamento de Cultura também contará com praça de alimentação, oferecendo apoio para quem participa da tradicional peregrinação até a gruta. A programação inclui ainda uma homenagem religiosa, reforçando o significado da Páscoa.
Confira com Jean Carlos:
Cultura de Ituporanga terá programação com crianças e museu aberto. Foto: Jean Carlos