Esporte

Ituporanga ganha primeiro Núcleo Esportivo do Programa Empreender em Santa Catarina

Ituporanga ganha primeiro Núcleo Esportivo do Programa Empreender em Santa Catarina Foto: Divulgação / Acei

 

Quando vontade, iniciativa e paixão pelo esporte se unem, o resultado não tem como dar errado. E foi essa crença que motivou a criação do Núcleo Esportivo de Ituporanga (NEI). Primeiro grupo institucional do setor em Santa Catarina pelo Programa Empreender, o Núcleo da Capital da Cebola será pioneiro no uso do associativismo empresarial em prol do incentivo ao esporte. A reunião oficial de formação aconteceu nesta segunda-feira, dia 3, na sede da Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI). 

Segundo a consultora Regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Scheila Raquel Mazurek, o novo Núcleo da Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI) deve gerar impactos positivos em diversas áreas de importância fundamental para o Poder Público.

“O esporte também está ligado à saúde e ao desenvolvimento econômico. Indiretamente, o setor empresarial e toda a população serão contemplados, já que fomentar a prática de atividades físicas engajando a sociedade, influenciará na conquista de uma qualidade de vida melhor e, consequentemente, em uma população mais ativa, saudável e produtiva”, destaca Scheila.

Tendo como base de atuação o associativismo, o Núcleo Esportivo de Ituporanga (NEI) pretende fazer uso de estratégias do setor empresarial, a partir da troca de experiências no empreendedorismo esportivo, para criar atividades socioeducativas. Desta forma, outros setores estratégicos também devem ser beneficiados.

“Vamos utilizar metodologias baseadas no Programa Empreender para criar ações que contemplem, desde crianças até idosos. Posteriormente, devemos buscar a parceria de secretarias importantes como, por exemplo, Saúde, Educação, Assistência Social e, até mesmo, o setor de Obras, já que o fomento ao esporte também passa pelo investimento em infraestrutura e mobilidade urbana, para incentivar a prática de atividades e eventos esportivos”, explica Scheila.

Proposta de atuação

Integrando empresários do meio esportivo, atletas e simpatizantes, o NEI conta com 12 participantes representando, inicialmente, quatro modalidades: xadrez, judô e ciclismo, além da ala empresarial do setor de academias. Somente os quatro setores representam, indiretamente, cerca de 1000 atletas. Porém, a meta a longo prazo é unir forças para promover atividades em todas as áreas do esporte.

“A ideia é unir todas as modalidades esportivas de Ituporanga para envolver a comunidade como um todo e ter ainda mais respaldo para reivindicar soluções no setor, ampliando a atuação do Núcleo em todos os cantos do município e, contribuindo não só na saúde, mas na educação, fomento ao lazer, diminuição dos índices de criminalidade, entre outras soluções”, destaca um dos nucleados, Valmir Martini Junior. 

O Núcleo Esportivo também surgiu como uma alternativa para incluir tanto o incentivo à prática amadora do esporte, quanto à valorização profissional dos talentos da Capital da Cebola. “Juntos pretendemos fomentar o esporte atendendo a todas as pessoas já praticam ou que queiram praticá-lo, sem qualquer distinção. A meta do Núcleo é tornar o esporte Ituporanguense mais forte, inclusive no meio profissional, pois somos um celeiro de grandes esportistas”, destaca Junior.

NEI: como participar?

O convite para fazer parte Núcleo é estendido a todos que gostem e, principalmente, queiram contribuir para o fortalecimento do esporte regional. Para ser um nucleado é necessário antes ser associado da ACEI. Interessados podem entrar em contato através do telefone (47) 3533-2343 ou (47) 9 9712-6392.

Participantes da reunião de fundação do Núcleo Esportivo de Ituporanga (NEI):
Valmir Martini Junior
José Agostinho Jacomelli
Ricardo Mees, representado Eduardo Klaumann
Caio Eduardo Bittencourt
Leandro Rossi
Adriana Oliveira
Morgana Staroscky
Pedro Thives
Scheila Raquel Mazurek

 

Por Luciana Flores / Tcriativa Comunicação

Outras Notícias