Dois motoristas enfrentaram situações de risco ao tentar atravessar uma via alagada na madrugada desta quinta-feira (5), no bairro Barra do Trombudo, em Rio do Sul. Os casos foram registrados na Rua Pedro Avelino dos Santos e mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros Militar.
O primeiro atendimento aconteceu por volta das 3h51, quando um jovem de 22 anos perdeu o controle de um Ford Fiesta devido à forte correnteza. O veículo saiu da pista e ficou completamente submerso em um arrozal.
Motorista foi resgatado sobre o teto do veículo
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram o motorista sobre o teto do automóvel, aguardando socorro. Diante da situação, as equipes utilizaram um bote inflável para realizar o resgate com segurança. Apesar do susto, o jovem não apresentava ferimentos aparentes e recusou encaminhamento ao hospital.
Após o atendimento, a via foi interditada no acesso pela BR-470. Além disso, os bombeiros solicitaram o apoio da Guarda Municipal para realizar o isolamento do outro lado da estrada, evitando que novos motoristas tentassem atravessar o trecho alagado.
Segundo veículo também ficou preso na água
Pouco depois do primeiro atendimento, quando as equipes já haviam retornado ao quartel, os bombeiros foram novamente acionados para o mesmo trecho.
Desta vez, um homem de 26 anos tentou atravessar a via alagada conduzindo um Chevrolet Corsa Sedan. Durante a travessia, ele perdeu o controle da direção e o veículo ficou parcialmente submerso. O motorista conseguiu sair do automóvel por conta própria e já estava em local seguro quando os socorristas chegaram. Ele recusou atendimento médico e encaminhamento hospitalar.
Travessia de áreas alagadas oferece riscos aos motoristas
O caso foi registrado em meio às fortes chuvas que atingem o Alto Vale do Itajaí, provocando alagamentos e dificuldades de circulação em diferentes pontos da região.
A força da correnteza e a profundidade da água podem representar riscos aos condutores, principalmente em estradas onde não é possível avaliar as condições da pista.
A recomendação é não tentar atravessar vias alagadas, mesmo quando o nível da água parece baixo. A correnteza pode arrastar veículos e colocar a vida dos ocupantes em perigo.
Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.
Dois motoristas ficam com veículos submersos após tentarem atravessar via alagada. Foto: 15º BBM