Política

Deputado Zé Milton defende o cooperativismo como motor de desenvolvimento em Santa Catarina

O Deputado, estará no Café com João da próxima semana expondo sua expectativa quanto o cooperativismo.

Deputado Zé Milton defende o cooperativismo como motor de desenvolvimento em Santa Catarina Assessoria de Comunicação Dep. José Milton

Durante seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Zé Milton ressaltou a importância do cooperativismo e seu impacto transformador na sociedade, nesta quarta-feira (17). Com base em dados concretos, ele destacou o trabalho espetacular realizado pelas 250 cooperativas presentes em Santa Catarina.
De acordo com Zé Milton o associativismo promovido pelo cooperativismo permite o fortalecimento do pequeno agricultor, que através da interação associativa, consegue potencializar sua competição e enfrentar grandes concorrências. Dessa forma, possibilitando que o pequeno produtor rural exporte produtos como frango, suíno, soja, milho e arroz, de forma semelhante a uma grande empresa.
“O trabalhador também é beneficiado pelo cooperativismo, podendo se tornar sócio de uma cooperativa de crédito e interagir com o mercado financeiro. Além disso, as cooperativas são conhecidas e valorizadas pela comunidade, elevando socialmente as regiões onde estão presentes”, afirmou.
Zé Milton ressaltou que o sistema de funcionamento das cooperativas é amplo, democrático e participativo, no qual cada cidadão possui um voto, independentemente de seu poderio econômico. Ele destacou a longa história das cooperativas em Santa Catarina, iniciada em 1842, e como elas têm transformado a realidade do estado.
“Com 3,9 milhões de pessoas associadas às 250 cooperativas existentes, o associativismo está no DNA do catarinense. As cooperativas de crédito têm oportunizado acesso a crédito sem a necessidade de possuir CNPJ. As cooperativas agrícolas têm permitido que Santa Catarina seja líder na exportação de diversos produtos, proporcionando aos pequenos agricultores a inserção em mercados exigentes ao redor do mundo ", declarou.
Outro ponto enfatizado foi a movimentação financeira do setor que ultrapassa os R$ 80 bilhões em Santa Catarina, gerando mais de 70 mil empregos diretos. “Por meio da união dos pequenos e da participação democrática, o Cooperativismo em todos os setores que está inserido, seja energia e infraestrutura, consumo, saúde, crédito, de trabalho dentre outros, tem transformado as condições econômicas e sociais em todas as cidades do estado”, informou.
Diante da importância do cooperativismo, Zé Milton ressaltou a relevância da Assembleia Legislativa em apoiar esse sistema. Ele destacou a Frente de Apoio ao Cooperativismo, que será instalada no próximo dia 24, visando a ser a voz dos cooperativistas na casa legislativa e promover políticas públicas e projetos de lei que fortaleçam esse sistema.

Ao final, o deputado fez um convite aos demais parlamentares para que participem da Frente, assinando o termo de adesão e comparecendo à instalação no dia 24, em Florianópolis.

 

Outras Notícias