Agricultura

Cidasc confirma raiva bovina em Alfredo Wagner

Cidasc confirma raiva bovina em Alfredo Wagner Imagem Ilustrativa

 

O governo do Estado através da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmou um caso de raiva bovina em Alfredo Wagner, .

Em virtude da confirmação, a Cidasc passou a recomendar aos produtores da região que vacinem vacas, ovelhas, cavalos e até mesmo animais de estimação. A intenção é evitar o risco de contágio da doença a outros animais.

No mês passado, três municípios da região de Tubarão, no Sul do Estado, também tiveram focos de raiva confirmados. Os casos ocorreram em Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio

A raiva é considerada uma zoonose — doença transmitida entre animais e pessoas. Não há tratamento e nem cura. Por isso, a vacinação é vista como importante também para evitar que a contaminação possa chegar a humanos.

Em junho do ano passado, quatro cidades de SC registraram um caso de raiva bovina cada uma — Angelina, Lontras, Pedras Grandes e 13 de Maio.

Na ocasião, a Cidasc também incentivou a vacinação dos rebanhos para evitar a propagação da doença entre os animais.

O alerta da Cidasc pede também que os produtores fiquem atentos a possíveis sinais dos animais do rebanho a sintomas da raiba, como andar cambaleante e dificuldade para respirar. Marcas de mordida que indiquem que o animal possa ter sido atacado por morcegos hematófagos — que se alimentam de sangue.

 

Outras Notícias