Ituporanga já se prepara para um dos momentos mais especiais do ano: o Natal. E uma das ações que prometem transformar a cidade em um verdadeiro circuito de fé, arte e tradição é a Rota dos Presépios, que chega à sua terceira edição em 2025.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
O projeto é uma realização da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Paróquia Santo Estevão, e nasceu de uma iniciativa conjunta com o Frei Ângelo, pároco da Igreja Matriz.
De acordo com o secretário de Turismo e Eventos, Paulo Roberto Ribeiro, a proposta busca resgatar e valorizar a tradição natalina, promovendo um circuito de visitação que leva o verdadeiro espírito do Natal a diferentes pontos da cidade. “Mais do que uma exposição, o objetivo é fortalecer o verdadeiro sentido do Natal, descentralizando os enfeites e levando a mensagem do nascimento de Cristo para diversos locais da nossa cidade”, destacou o secretário.
Inscrições seguem até 14 de novembro
As inscrições para participar da Rota dos Presépios 2025 estão abertas até o dia 14 de novembro e podem ser feitas de forma online, pelo link https://forms.gle/VNcvbJyeZfT9377r7 disponível também nas redes sociais da Prefeitura de Ituporanga, ou presencialmente na Secretaria de Turismo e Eventos.
Os participantes terão entre os dias 15 e 22 de novembro para montar seus presépios. O lançamento oficial da rota será realizado no dia 23 de novembro, marcando o início do circuito natalino.
Podem participar lojas, igrejas, comerciantes, escolas, instituições e moradores que desejarem montar um presépio em frente à sua residência.
Categorias e incentivo aos lojistas
A edição deste ano contará com duas categorias de exposição:
-
Presépios internos, com até um metro de altura (como os instalados em vitrines ou espaços internos);
-
Presépios externos, com mais de um metro de altura, podendo ser montados em pátios ou áreas públicas.
Para incentivar os lojistas, a Paróquia Santo Estevão está disponibilizando 15 presépios para empréstimo. “Convidamos especialmente os lojistas que queiram montar um presépio em suas vitrines. Basta procurar a Paróquia e falar com o Frei Ângelo para retirar um dos presépios disponíveis”, reforçou Ribeiro.
Ouça a reportagem de Jean Carlos:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Ituporanga