Segurança

Tentativa de golpe: Criminosos usam lançamento do novo Plano Safra para enganar agricultores

Moradores e produtores rurais da região da Cebola devem ficar em alerta.

Publicidade
Tentativa de golpe: Criminosos usam lançamento do novo Plano Safra para enganar agricultores Mensagem enviada por golpistas utilizando logo do Governo Federal - Foto: Imagem Ilustrativa

Mensagens falsas e suspeitas enviadas em nome do Governo Federal estão circulando pelo WhatsApp com o objetivo de capturar dados e aplicar golpes financeiros utilizando como isca o recém-lançado Plano Safra da Agricultura Familiar 2026/2027.

As mensagens em circulação induzem a vítima a clicar em links desconhecidos sob o pretexto de realizar uma simulação de crédito do programa governamental.

Por que desconfiar?

•    Comunicação Não Oficial: Canais centrais do Gov.br e órgãos como a Receita Federal reforçam que não fazem o envio de mensagens individuais por aplicativos como o WhatsApp para solicitar dados cadastrais, enviar links de pagamentos ou direcionar cidadãos para simuladores externos sem uma solicitação prévia.

•    Identidade Visual Falsa: Alertas ativos apontam que criminosos utilizam frequentemente a logomarca oficial do Governo Federal e criam perfis comerciais falsos no WhatsApp para dar credibilidade à fraude, facilitando o roubo de dados pessoais e financeiros.

Recomendação

Caso receba qualquer link com essa abordagem, não clique e não forneça informações pessoais.

Em caso de dúvidas sobre linhas de crédito e o Plano Safra, o produtor deve buscar atendimento diretamente nos canais oficiais do governo ou junto à sua agência bancária de confiança.

Publicidade

Outras Notícias