Santa Catarina alcançou, em 2025, os maiores números de acidentes e mortes no trânsito desde o início da série histórica do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina, iniciada em 2019. Ao longo do ano, foram registrados 241 mil acidentes e confirmadas 1.795 mortes nos locais das ocorrências.
Embora expressivos, os dados não refletem a totalidade dos óbitos relacionados ao trânsito. A avaliação é do presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina, Athanir Antunes, que explica limitações no sistema de registro.
Subnotificação de mortes no trânsito
Segundo Athanir Antunes, o painel estatístico considera apenas mortes ocorridas no local do acidente: “Esses números não refletem a realidade das mortes, porque entram apenas os óbitos registrados no local. Não há acompanhamento de mortes que ocorrem no deslocamento ao hospital ou dias depois”, afirma. Com base nessa lacuna, o presidente avalia que o total anual de óbitos em 2025 “deve ultrapassar dois mil”.
Entre as condutas mais associadas aos sinistros estão o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante e o uso do celular durante a condução. Para o CETRAN, essas práticas ampliam o risco e agravam a gravidade dos acidentes, além de impactarem diretamente as estatísticas de mortes.
Educação e prevenção como estratégia
O Conselho Estadual de Trânsito atua no julgamento de recursos de multas, infrações e cassações de CNH. Além disso, acompanha ações de prefeituras e forças de segurança e incentiva campanhas educativas: “O remédio para os acidentes de trânsito é a prevenção. Precisamos trabalhar cada vez mais a educação, principalmente com as crianças”, diz Athanir Antunes.
Ele destaca que a mudança de comportamento pode ser estimulada no ambiente familiar: “Quando o cidadão é chamado a atenção por um filho ou uma criança da família, sente-se envergonhado por uma conduta inadequada no trânsito”, relata.
Crescimento anual preocupa autoridades
De acordo com o Detran, o número global de acidentes cresceu 5,7% em 2025 na comparação com o ano anterior. Já o total de mortes aumentou 3,6% no mesmo período.
Acompanhe os detalhes na reportagem de Kadu Reis, da Rede de Notícias ACAERT:
Acidente de trânsito deixa veículo destruído após colisão contra poste. Foto: RN ACAERT