A safra passada de tabaco foi comprometida em praticamente todas as regiões produtoras, resultando em uma oferta inferior à demanda e, consequentemente, no aumento dos preços do tabaco comercializado.
Embora alguns produtores tenham conseguido compensar parte das perdas com os preços elevados, muitos sofreram perdas totais devido às inundações e enxurradas, impossibilitando a comercialização de seus produtos.
A safra 2024-2025 de tabaco, que se desenvolvia bem com chuvas regulares, sofreu um grande revés no início do ano devido a uma intensa enxurrada de granizo nos três estados do sul do Brasil.
Segundo o presidente da AFUBRA, Marcilio Drecher, o fenômeno, inesperado e severo, atingiu diversas regiões produtoras, causando prejuízos significativos. Estima-se que cerca de 4.800 produtores associados tenham sido afetados
Acompanhe a entrevista de Josué Eger.
Reprodução/Facebook Fumilcultores Unidos