Foi entregue nesta quinta-feira (28), o projeto executivo do contorno viário de Rio do Sul, obra estimada em mais de 140 milhões de reais e considerada uma das mais importantes para a mobilidade no Alto Vale. O traçado terá 7,8 quilômetros de extensão e deve retirar o trânsito pesado do centro da cidade, além de facilitar o transporte da produção agrícola e industrial da região.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Segundo o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Jerry Comper, a entrega ocorreu antes do prazo previsto e marca um avanço para a região. Ele lembrou que, em 2030, a estimativa é que mais de 5.500 veículos circulem diariamente pelo trecho, reforçando a necessidade da obra.
O projeto inclui a construção de uma nova ponte sobre o Rio Itajaí do Sul, um viaduto sobre a SC-350 e a implantação de terceiras faixas em trechos de aclive. Também está prevista a manutenção da ponte existente na Barra do Trombudo, que passará a contar com uma estrutura metálica exclusiva para pedestres e ciclistas.
Para o prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, o próximo passo será a mobilização política para garantir os recursos. “Agora temos o projeto pronto e precisamos unir forças com deputados e lideranças para apresentar o pleito oficialmente ao governador”, destacou.
Em Aurora, município por onde o contorno terá início, a obra também é vista como um marco. O prefeito Vanderlei Zandonai lembrou que o novo traçado vai resolver gargalos históricos, como o da ponte do Stroy, que sofre com alagamentos, criando um acesso alternativo para a comunidade.
Além da entrega do projeto, o Governo do Estado anunciou a retomada das obras da ponte do bairro Budag e Canoas, em Rio do Sul.
Ouça os detalhes com Vanessa Montibeller:
Vanessa Montibeller/Rádio Sintonia