A Secretaria de Agricultura de Ituporanga acompanha a fase final de implantação dos geradores do sistema antigranizo na região. Os insumos necessários para o abastecimento dos equipamentos já foram descarregados e estão armazenados no Parque da Cebola.
O engenheiro agrônomo Acácio Clasen, fiscal do projeto na Capital da Cebola, explicou que Ituporanga centraliza a recepção dos produtos que atenderão os 53 geradores distribuídos em sete municípios da região. Consequentemente, o material já disponível no Parque da Cebola permite que a equipe da empresa inicie o abastecimento e os testes finais nos equipamentos.
Segundo Acácio Classen, a logística de distribuição visa preparar toda a estrutura antes do acionamento remoto, realizado a partir de Lebon Régis. Logo, a conclusão total dos trabalhos depende apenas da finalização das instalações e da colaboração do clima.
"Ituporanga, a gente separou um local no Parque de Exposições que recebe o produto para os sete municípios que abastece os cinquenta e três geradores. Então ontem mesmo quando a gente descarregou o produto, já tinha uma equipe da empresa AGF que já estava pegando o produto e começando a abastecer os geradores", afirmou o engenheiro agrônomo.
Cronograma de ativação do sistema
A previsão da empresa aponta o dia 17 de Agosto como data para o início das atividades de proteção contra granizo. Embora o cronograma dependa de condições meteorológicas favoráveis no final de semana, a estrutura técnica contará com equipes fixas de suporte para a região.
O engenheiro agrônomo Acácio Classen destacou que os profissionais circularão continuamente para realizar manutenções e monitorar o funcionamento dos dispositivos. Por fim, a ação busca oferecer maior segurança às lavouras locais durante todo o período contratado.
Ouça a reportagem de Josué Eger:
Produtos para abastecer sistema antigranizo. Foto: ASCOM / Secretaria de Agricultura de Ituporanga