O empresário e piloto de automobilismo Willian Frederico Jaeger, de Ibirama, foi condenado a cinco anos de prisão por participação em bloqueios ilegais de rodovias após as eleições de 2022.
A decisão já transitou em julgado e a prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Os atos ocorreram na BR-470, em Rio do Sul, entre o fim de outubro e o início de novembro de 2022. Segundo as investigações, o empresário participou diretamente das interdições e foi preso em flagrante após agredir policiais rodoviários federais durante uma operação de liberação da via.
De acordo com o processo, ele arremessou pedras e utilizou barras de ferro contra os agentes, que não ficaram gravemente feridos porque utilizavam equipamentos de proteção. Após o flagrante, o acusado chegou a ser liberado mediante pagamento de fiança, mas respondeu ao processo na Justiça. Ele foi condenado por associação criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A pena deve ser cumprida inicialmente em regime semiaberto. A defesa não foi localizada.
Piloto do Alto Vale é condenado a cinco anos por bloqueios na BR-470. Foto: Reprodução / Site ND+