O diácono Leonardo Jacomelli será ordenado padre neste sábado, em Ituporanga. Natural da Capital da Cebola, ele conta que descobriu a vocação ainda na infância. “A minha vocação inicia já na infância, sentindo o chamado. Como criança eu brincava de celebrar missa em casa e isso foi sendo cultivado com meus pais na vivência da religiosidade”, relatou.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
A trajetória ganhou novos capítulos com a participação em grupos da paróquia e, sobretudo, após uma experiência no encontro PHN, da Comunidade Canção Nova, em São Paulo. “Voltando de lá, formamos um grupo de jovens na matriz. Comecei a dar catequese e fui cultivando essa vocação de serviço à igreja”, explicou.
Congregação do Sagrado Coração de Jesus e missão pastoral
Leonardo integra a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, presente em diversas paróquias da Diocese de Rio do Sul. Ele afirma que a afinidade com o carisma da congregação surgiu por sua ligação com o trabalho juvenil. “O Espírito Santo dispensa vários dons e carismas, e cada congregação reúne pessoas numa vocação específica. A minha vocação foi impulsionada na juventude por essa congregação, muito ligada ao trabalho com os jovens”, disse.
O diácono explica que a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus é centrada na adoração ao Santíssimo Sacramento e nas ações missionárias. “Buscamos aproximar as pessoas de Cristo por meio de missões e acolhida. Isso faz sentido para a espiritualidade que vivo”, afirmou.
O papel da família no processo vocacional
Leonardo reforça que o apoio familiar foi determinante durante o discernimento. A antiga atividade dos pais na marcenaria e no comércio quase o levou para outra área, mas a vocação falou mais alto. “Antes de entrar no seminário, fui fazer arquitetura em Blumenau. Quando voltei do PHN, decidi discernir melhor a vocação. Meus pais me apoiaram desde o início. Sempre ouvi deles que, se ali estava a minha realização, eles estariam comigo”, contou.
Ele afirma que celebra esse momento também ao lado da comunidade que o acompanhou. “Agradeço o incentivo desta cidade e desta paróquia, onde me formei. É um momento especial para todos”, disse.
Tríduo e programação das celebrações
O tríduo preparatório para a ordenação já começou. Na terça-feira (09), Leonardo participou de uma celebração na Matriz de Ituporanga. Nesta quarta-feira (10), haverá missa em Chapadão do Lageado, às 19h30. Na quinta-feira (11), a celebração ocorre em Atalanta no mesmo horário, e na sexta-feira (12), em Petrolândia.
A ordenação sacerdotal será neste sábado (13), às dezenove horas, na Matriz Santo Estevão, presidida pelo bispo emérito Dom Onécimo Alberton. No domingo, às 10h, Leonardo celebra a primeira missa, também na Matriz Santo Estevão, com participação de diversos padres convidados.
Segundo o diácono, grupos de canto de Santo Amaro da Imperatriz e o Coral Cristo Rei, de Guarulhos, vão animar as celebrações do fim de semana. “Serão momentos preparados com muito carinho. A igreja celebra o dom de Deus e a vocação”, afirmou.
Leonardo iniciará o ministério no dia 24 de janeiro, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Joinville. Ainda assim, permanecerá em Ituporanga durante parte do mês, celebrando missas. “Sou grato por tudo o que vivi aqui. Agradeço a oração de cada um e o espaço para partilhar esse momento”, concluiu.
Ouça a reportagem.
Convite para celebração. Foto: Arquivo / Diácono Leonardo Jacomelli