O pré-candidato ao Governo de Santa Catarina pelo PSD, João Rodrigues, afirmou que, em um possível segundo turno, buscará votos de eleitores da esquerda, mesmo sem formalizar aliança partidária. Em entrevista exclusiva à Rádio Sintonia, ele também comentou a articulação com MDB e PP e fez críticas ao governador Jorginho Mello.
Segundo Rodrigues, o projeto que constrói não é partidário, mas voltado ao estado: “Estou construindo um projeto de estado, não é de partido e não é de poder”, declarou.
Aliança com MDB e PP entra no cenário político
João Rodrigues afirmou que mantém diálogo com lideranças do MDB e do PP. Historicamente adversários, os dois partidos podem caminhar juntos em uma composição liderada pelo PSD: “É bem provável que tenhamos o MDB e a União Progressista dialogando conosco”, afirmou.
Ele também disse que a política catarinense vive um momento de mudança de posicionamentos ideológicos: “As pessoas perderam a sua identidade. Você vê gente que tinha um posicionamento e mudou por conveniência”, comentou.
Segundo turno e busca por eleitores da esquerda
Em caso de disputa em segundo turno contra o atual governador, Rodrigues afirmou que buscará os eleitores que não votaram nele no primeiro turno. No entanto, ele descartou alianças formais com partidos de esquerda: “Não vai ter aliança. Nem eu quero, nem o PT quer. O que vou buscar é o eleitor”, declarou.
João Rodrigues também criticou a postura de Jorginho Mello em relação ao governo federal. Segundo ele, o governador evita diálogo institucional: “Como prefeito, eu represento a população, não o partido. Recebi o ministro Renan Filho e dessa reunião resultou uma obra de mais de R$ 30 milhões”, afirmou.
Ele defendeu que o governador mantenha diálogo com Brasília para viabilizar investimentos. João Rodrigues afirmou que seguirá dialogando com diferentes setores políticos enquanto constrói sua pré-candidatura ao governo estadual.
Ouça a reportagem de Berta Thiesen:
João Rodrigues quer aliar PSD, MDB e PP. Foto: Reprodução / 4oito