Imbuia implantou a escola em tempo integral no ensino fundamental e na educação infantil. A proposta amplia o tempo de permanência dos alunos nas unidades de ensino e oferece atividades complementares para o desenvolvimento pedagógico, social e motor das crianças.
A iniciativa é realizada em parceria com o SESI e conta com dois programas. O projeto Construindo Saberes atende o ensino fundamental, com atividades de lógica, robótica e outras práticas de aprendizagem. Já o programa Ritmos e Movimentos é voltado à educação infantil, com ações ligadas à expressão corporal e coordenação motora.
De acordo com o secretário de Educação, Vânio Bernardo, o município buscava a parceria há algum tempo: “Aqui em Imbuia nós estamos em pleno funcionamento com a escola em tempo integral, implantada no ensino fundamental e também na educação infantil”, afirmou.
Escola em tempo integral em Imbuia
Com a implantação, a administração municipal busca complementar o ensino regular e oferecer novas experiências aos estudantes. Além disso, a ampliação do tempo na escola permite mais acompanhamento das crianças durante o contraturno.
Segundo Vânio, a parceria com o SESI foi contratada há cerca de duas semanas: “São dois programas que a gente tem em execução aqui agora”, explicou o secretário.
Oficinas de dança no contraturno
Outra novidade anunciada pelo município é a contratação de oficinas de dança para o Programa Complementar Professor José Schlickmann. A iniciativa deve atender uma demanda da comunidade por aulas na área cultural.
Conforme o secretário, a contratação está em fase final e deve envolver a escola Acquacentro, de Ituporanga: “Eles vão executar oficinas no programa complementar. São aulas de balé, jazz, danças urbanas, contemporâneas, livres, entre outras”, disse. Os interessados em participar das oficinas no contraturno devem procurar o Centro Cultural e falar com Diego para realizar a matrícula.
Esporte em Imbuia
Na área esportiva, o município encerrou na última quinta-feira (07) o Campeonato Municipal de Dominó, que contou com a participação de 12 equipes.
Além disso, o Ginásio Municipal de Imbuia recebe o Campeonato da Integração e o Campeonato Coringa de Futsal. As partidas ocorrem nas noites de segunda, quarta e sexta-feira.
Ouça a reportagem de João Sérgio:
Prefeitura de Imbuia. Foto: Franciel Andrade / Sintonia FM