O grupo folclórico germânico Grüne Nadeln Volkstanzgruppe, conhecido como Verdes Agulhas, está com inscrições abertas para a formação de um novo grupo infantil e juvenil em Ituporanga. A iniciativa é destinada a crianças e adolescentes de seis a 14 anos, com participação gratuita e aberta a moradores de todos os municípios da região.
As inscrições seguem até esta quinta-feira (15), data em que também será realizado o primeiro ensaio, das 18h30 às 19h30, no Salão Multiuso, ao lado do Ginásio Municipal Henrique Holetz, no Centro de Ituporanga.
Participação não exige descendência alemã
O convite foi feito por Leandro Loffi, integrante do grupo, que explicou que a proposta é aproximar crianças e adolescentes das tradições germânicas por meio da dança, do artesanato e do contato com a língua alemã.
Segundo ele, não é necessário ter descendência alemã, falar o idioma ou possuir experiência com dança para participar. “Basta ter vontade de participar, aprender e fazer parte de um grande grupo aqui em Ituporanga”, afirma Leandro.
Os pais e responsáveis também poderão acompanhar e participar dos encontros, que serão realizados semanalmente.
Ensaios serão realizados todas as quintas-feiras
O primeiro encontro está marcado para o dia 15 de outubro. Depois disso, os ensaios continuarão todas as quintas-feiras, sempre das 18h30 às 19h30.
As atividades serão desenvolvidas no Salão Multiuso, localizado ao lado do Ginásio Municipal Henrique Holetz. A proposta é oferecer um espaço de convivência e aprendizado, permitindo que os participantes conheçam danças folclóricas alemãs e tenham contato com manifestações culturais preservadas na região.
Grupo completa 17 anos de história em Ituporanga
Fundado em 2009, no bairro Cerro Negro, em Ituporanga, o Grüne Nadeln Volkstanzgruppe completa 17 anos de atividades em 2026.
A criação do grupo infantil e juvenil representa uma nova etapa do trabalho de preservação e transmissão das tradições germânicas para as próximas gerações. “Agora queremos escrever um novo capítulo dessa história, com as nossas crianças e adolescentes”, comenta Leandro.
Como fazer a inscrição
As inscrições podem ser realizadas por meio das redes sociais do Grüne Nadeln Volkstanzgruppe.
Quem não conseguir acessar o formulário também poderá comparecer diretamente ao primeiro ensaio, nesta quinta-feira (15), às 18h30, quando os organizadores vão repassar as orientações e realizar inscrições presenciais.
A participação é gratuita e não há restrição quanto ao município de residência dos interessados.
Confira os detalhes na fala de Leandro Loffi (integrante do Grupo Verdes Agulhas):
Grupo de danças alemãs abre inscrições gratuitas. Foto: Reprodução / Grupo Verdes Agulhas