Turismo

Fórum Regional de Turismo é realizado em Ituporanga com representantes de 40 municípios

Evento reuniu representantes, empresários, instituições, palestrantes renomados e discutiu o fortalecimento do setor no Alto Vale.

Fórum Regional de Turismo é realizado em Ituporanga com representantes de 40 municípios Foto: Jean Carlos/Rádio Sintonia

Durante toda a quinta-feira (02), o Complexo do Louvor, em Ituporanga sediou o 2º Fórum Regional de Turismo, evento que reuniu representantes de mais de 40 municípios catarinenses, com a participação de cerca de 400 pessoas.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

O encontro debateu estratégias para fortalecer o turismo regional, promovendo a troca de experiências entre gestores públicos, empreendedores e especialistas da área.

Potencial turístico da região

O prefeito de Ituporanga, Geison Kurtz, destacou a importância do evento para o desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. “O nosso intuito é atrair cada vez mais visitantes para a região, assim como acontece em cidades serranas e litorâneas, que trabalham em parceria. Hoje temos quase 60 atrativos, desde a agricultura familiar até o turismo religioso. Precisamos capacitar nosso povo para que o turista saia satisfeito e volte a visitar”, afirmou.

Para o prefeito de Petrolândia, Rodrigo de Souza, o fórum é oportunidade de compartilhar boas práticas. “Petrolândia tem várias belezas naturais que atraem visitantes. Participar de um evento como este nos permite aprender com outras experiências e aprimorar ainda mais o turismo no município”, disse.

Já o prefeito de Rio do Sul e presidente da Amavi, Manoel Arisoli Pereira, ressaltou o potencial e a necessidade de união regional. “O turismo é uma indústria limpa, que gera qualidade de vida. Temos municípios que já avançaram bastante, outros ainda estão despertando para isso. O importante é que todos entendam o turismo como realidade e se unam para fortalecer a região”, declarou.

Palestras e programação

A turismóloga da Amavi, Fabiana Dickmann, explicou que o fórum foi estruturado em palestras e mesas de debate voltadas ao marketing, associativismo, acessibilidade e experiências turísticas. “O turismo não se faz sozinho. É fundamental caminhar juntos, trocar ideias e se inspirar em cases de sucesso. Também teremos a entrega do selo Caminhos Sustentáveis, que reconhece propriedades comprometidas com boas práticas em sustentabilidade, governança e responsabilidade social”, destacou.

O fórum reforça o trabalho da região turística Caminhos do Alto Vale, reconhecida pelo Ministério do Turismo, que tem como objetivo integrar municípios e empreendedores para consolidar o setor.

Ouça os detalhes na reportagem de Jean Carlos:

Publicidade

Outras Notícias