Rio do Sul está em clima de festa gastronômica com a realização da segunda edição do Festival Rio de Sabores, que segue até o dia 19 de outubro. O evento reúne 16 estabelecimentos de diferentes segmentos, entre cafeterias, restaurantes e hamburguerias, oferecendo opções que vão do café da manhã ao jantar.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
O diretor do Departamento de Desenvolvimento Turístico de Rio do Sul, Edson Maçaneiro, destacou que o festival fortalece não apenas o município, mas todo o Alto Vale do Itajaí como referência em turismo gastronômico, religioso e de aventura. “Cada edição tem mostrado resultados positivos e uma adesão cada vez maior, tanto dos empresários quanto da população”, disse.
Um dos diferenciais do festival é a valorização dos produtos regionais. Empresários como Diovani Filipi Censi, da hamburgueria Black Sheep Burger, apostaram em pratos com ingredientes locais, como o porco e os queijos produzidos na região. Para ele, a iniciativa aproxima clientes e produtores: “Estamos focando em valorizar nossa cultura e tradição, e o retorno do público tem sido muito positivo”.
O empresário Adenésio Borges, da Goldisco Rosqueria, reforçou a importância da troca de experiências entre os participantes, promovida pela consultoria do Sebrae e pelo apoio de entidades como ACIRS, Fiesc, CDL e a Prefeitura de Rio do Sul. “Muitos de nós nem conhecíamos os estabelecimentos uns dos outros. Hoje, além de aproximar o setor, criamos parcerias que fortalecem a gastronomia local”, afirmou.
De acordo com Estela Becker, da comunicação do Sebrae em Rio do Sul, o evento só foi possível graças à consultoria e ao trabalho conjunto iniciado há quatro meses. “O Sebrae trouxe profissionais para apoiar desde a gestão até a divulgação, garantindo o sucesso desta edição”, ressaltou.
Quem participar do festival pode ainda ganhar brindes. A cada quatro estabelecimentos visitados, o cliente recebe uma caneca personalizada. As informações completas, incluindo os locais participantes, estão disponíveis no Instagram: Festival Rio de Sabores.
O festival oferece desde pratos salgados até sobremesas e lanches rápidos, em uma programação que busca atender todos os gostos e bolsos, consolidando Rio do Sul como polo gastronômico no Alto Vale.
Confira a entrevista de João Sérgio:
Divulgação/Reprodução Redes Sociais