A Fanfarra Municipal de Petrolândia (FAMUPE) foi recebida nos estúdios da Rádio Sintonia após conquistar resultados expressivos no concurso realizado em Santa Cecília no último final de semana: foram dois títulos de campeão, um segundo lugar e um terceiro lugar.
A secretária de Educação e Cultura, Marisa Peixe Machado, relembrou a história da fanfarra, criada em 2010 por iniciativa de ex-alunos e professores que resgataram a tradição musical do município. Hoje, a instituição conta com o apoio da Secretaria e a regência do maestro Eduardo Bornhausen, que ampliou o trabalho com a criação da Fanfarra Mirim.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Crescimento rápido e disciplina
O maestro destacou que, em apenas três meses, o grupo cresceu de pouco mais de uma dezena de participantes para 42 alunos na Mirim e 47 no grupo adulto. “Os títulos conquistados mostram a qualidade, dedicação e disciplina dos alunos. Além disso, os pais e a comunidade abraçaram a fanfarra, que se tornou uma grande família”, destacou.
Os próprios alunos também compartilharam suas experiências. Para muitos, a participação representa amizade, aprendizado e responsabilidade. Um dos pontos mais elogiados pela comunidade foi justamente a disciplina dos integrantes durante os desfiles e apresentações.
Apoio e novos investimentos
A secretária Marisa ressaltou que o município já planeja a aquisição de novos instrumentos e a compra de uniformes oficiais de fanfarra para o próximo ano, além da ampliação das aulas de música no contraturno escolar. “O que vimos foi mais que música. Foi organização, respeito e espírito de família entre os alunos. Isso nos traz esperança e mostra o potencial cultural de Petrolândia”, reforçou.
Para a administração municipal, a FAMUPE é hoje um dos principais símbolos culturais do município, movimentando jovens e adultos e trazendo conquistas que orgulham Petrolândia.
Rádio Sintonia