A aluna Heloana Becker de Andrade, de 15 anos, da Escola de Educação Básica Vereador Paulo França, localizada no bairro Cerro Negro, em Ituporanga, conquistou medalha de prata em Santa Catarina e bronze em nível nacional na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição de 2024.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
A OBMEP é a maior competição estudantil do Brasil, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) desde 2005. A olimpíada reúne estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio de todo o país, com provas divididas em duas fases: uma objetiva e outra discursiva.
Lógica e equilíbrio emocional foram diferenciais
Heloana explica que a preparação para a OBMEP exige mais do que decorar fórmulas. “É uma prova que testa raciocínio lógico, e não dá para estudar como a gente estuda para uma avaliação comum. O mais importante é exercitar o cérebro, manter a calma e compreender os desafios”, destacou.
Interesse pela matemática se fortaleceu com a OBMEP
A participação na olimpíada fez Eloana se interessar ainda mais pela matemática e pela lógica, áreas presentes tanto na prova quanto no PIC – Programa de Iniciação Científica Júnior, oferecido aos estudantes premiados da OBMEP.
O PIC, promovido pelo IMPA em parceria com o CNPq, oferece bolsas de estudo e atividades complementares para estimular o pensamento científico e aprofundar o conhecimento em matemática. As aulas acontecem em polos presenciais e também na modalidade a distância.
Reconhecimento ao esforço e à dedicação
Para Heloana, as medalhas representam mais do que prêmios, mas sim o reconhecimento de seu esforço. “Elas simbolizam a dedicação de anos e me deixam muito orgulhosa de estar entre os premiados. Participar da cerimônia de entrega também é um momento especial”, afirmou.



Ouça os detalhes com Jean Carlos:
Arquivo Pessoal/ Heloana Becker de Andrade