A administração de Chapadão do Lageado realizou recentemente uma audiência pública para apresentar à comunidade os novos métodos de trabalho no setor de saúde. O objetivo da mudança é alinhar o atendimento aos indicadores exigidos pelo Ministério da Saúde, garantindo que o município continue recebendo e ampliando os repasses de recursos federais. Como parte dessa reorganização, a saúde lageadense passou a contar com duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).
O prefeito em exercício explicou que a eficiência dos serviços está ligada ao cumprimento de metas técnicas: “O Ministério exige, em contrapartida dos municípios, uma maior organização nos trabalhos que vão estar oferecendo. Por isso foi feita essa audiência pública para estar colocando para a população a melhor forma que a gente achou de estar prestando esse serviço”, destacou André Sebold.
Conclusão da nova UBS e reaproveitamento de espaços
A obra da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) entrou em sua fase final, com foco nos trabalhos de acabamento. Segundo a empresa responsável pela construção, a previsão é de que a estrutura seja entregue e inaugurada nos próximos dois meses. Para complementar a estrutura, a gestão já concluiu a licitação para a aquisição de todo o mobiliário novo que equipará a unidade.
Com a transferência dos atendimentos para o novo prédio, a administração planeja otimizar o uso do patrimônio público. O espaço onde funciona o atual posto de saúde será reformado para abrigar outros departamentos da estrutura administrativa municipal: “A unidade básica de saúde mudando para a casa nova, esse espaço onde está hoje o posto de saúde vai amparar outros departamentos da estrutura administrativa”, confirmou Sebold.
Recursos parlamentares e suporte financeiro
A ampliação da estrutura de saúde em Chapadão do Lageado conta com o apoio financeiro de emendas parlamentares do Governo Federal. Este ano, quatro parlamentares — Ismael, Jorge Seif, Ivete e Pezenti — destinaram quase R$ 1 milhão para o custeio da saúde no município. Esse montante é essencial para manter o fluxo de procedimentos e exames em dia, especialmente com o aumento dos custos fixos da nova estrutura.
André Sebold agradeceu a parceria dos representantes federais: “Quanto maior a estrutura, mais gasto tu tens para mantê-la. Através desses recursos, óbvio que a gente aumenta a nossa estrutura com responsabilidade e esse dinheiro vem para ajudar a gente manter todos os procedimentos de dentro da unidade em dia”, concluiu o prefeito em exercício.
Ouça a reportagem de Josué Eger:
Nova UBS de Chapadão do Lageado em fase de construção. Foto: ASCOM / Pref. Chadapão do Lageado