Após o período de recesso e Carnaval, a Secretaria de Obras de Chapadão do Lageado retomou os trabalhos com foco na malha viária do interior. O objetivo principal é a desobstrução de bueiros e a reposição de cascalho em pontos danificados pelas fortes enxurradas registradas durante o mês de fevereiro.
O prefeito Eugenio Roling afirmou que as equipes estão operando com capacidade total para acelerar o cronograma de reparos. Segundo o prefeito, a situação climática recente exigiu uma resposta rápida da gestão: “A gente está com a equipe completa. A gente está vendo no interior que entupiu muito bueiro e tirou cascalho das estradas e a gente está recuperando as estradas onde estragou”, detalhou o gestor.
Zeladoria urbana e nova secretaria
Na área central do município, a topografia local faz com que o escoamento de água das lavouras transporte terra e lama para as ruas e para a praça. Para resolver este problema de forma contínua, a administração confirmou que, a partir da próxima segunda-feira, um novo Secretário de Urbanismo assumirá a pasta para coordenar os trabalhos de limpeza.
O novo secretário terá sob seu comando uma equipe de cinco a seis funcionários dedicados exclusivamente à zeladoria da cidade. Eugenio Roling ressaltou que o objetivo é realizar um trabalho profundo de organização: “A semana que vem, a partir de segunda-feira, a gente vai contratar uma pessoa para ser Secretário de Urbanismo, com isso, nós vamos fazer uma limpeza na cidade como nunca foi feito”, afirmou o prefeito.
Sede própria para a Secretaria de Obras
A gestão municipal também avançou na construção da sede definitiva para a Secretaria de Obras, localizada no Parque de Exposições. Na última semana, foi concluída a estrutura de um novo galpão de 55 por 12 metros, que será integrado a outro galpão já existente de 63 por 12 metros. A migração para a sede própria deve ocorrer em aproximadamente um mês, eliminando o custo mensal de aluguel.
O prefeito destacou que esta obra atende a um compromisso firmado pela administração com a população: “Isso é promessa até de campanha e todo mundo sempre cobra que nós temos a Secretaria de Obra o galpão alugado. A gente vai passar, talvez daqui a um mês, um mês e pouco, a Secretaria de Obra para o nosso Parque de Exposições”, explicou Eugenio.
A nova estrutura contará ainda com rampas para facilitar o trabalho dos mecânicos na manutenção da frota.
Ouça a reportagem de Josué Eger:
Imagem Aérea de Chapadão do Lageado. Foto: Franciel Andrade / Sintonia FM