Boletim Informativo

Chapadão do Lageado abre inscrições para o Programa Terra Boa e reforça incentivos ao setor agrícola

Administração municipal distribui sementes de milho e calcário em parceria com o Estado e mantém programas de infraestrutura nas propriedades rurais.

Chapadão do Lageado abre inscrições para o Programa Terra Boa e reforça incentivos ao setor agrícola Imagem Aérea de Chapadão do Lageado. Foto: Franciel Andrade / Sintonia FM

Os agricultores de Chapadão do Lageado já podem procurar a Secretaria de Agricultura para realizar a inscrição no Programa Terra Boa, referente ao ano de 2026. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, oferece sementes de milho de alta tecnologia, calcário e sementes para pastagens. Para garantir o acesso aos itens, os interessados devem levar o bloco de notas de produtor rural e documentos pessoais na Secretaria.

O secretário Márcio Maciel destacou a importância de o produtor não deixar a inscrição para a última hora: “A gente já está aceitando as inscrições para o milho, para o calcário e para as sementes de pastagem do Programa Terra Boa. É importante que o agricultor venha até a secretaria para garantir a sua cota e planejar a próxima safra”, explicou o secretário.

Incentivos em infraestrutura: Horas de máquina e cascalhamento

Além dos programas estaduais, a gestão municipal mantém políticas diretas de fomento à produção. Estão disponíveis serviços de horas de máquina para melhorias em acessos e pátios de estufas, além do fornecimento de cargas de cascalho para garantir a trafegabilidade dentro das propriedades. Estes incentivos buscam reduzir os custos de manutenção para o agricultor e facilitar o escoamento da produção de cebola e fumo.

De acordo com Márcio Maciel, o atendimento segue um cronograma de pedidos registrados na secretaria: “A administração continua com o trabalho de incentivo, seja com as horas de máquina para o serviço de pátio ou com a distribuição de pedra e cascalho para quem precisa melhorar o acesso. O produtor pode vir aqui, fazer o seu pedido e a nossa equipe vai organizar o atendimento conforme a urgência e a disponibilidade das máquinas”, pontuou.

Atendimento e suporte técnico

A Secretaria de Agricultura funciona no Centro Administrativo Municipal, onde também estão localizados os escritórios da Epagri e da Cidasc. A união desses órgãos facilita o atendimento ao produtor, que pode resolver questões de notas fiscais, assistência técnica e programas de incentivo em um único local.

Márcio Maciel reforçou que o foco da gestão é dar suporte total ao homem do campo: “O prefeito Eugenio e o vice André têm nos dado total liberdade para trabalhar e buscar o que há de melhor para o nosso agricultor. O setor agrícola é a base da nossa economia e o nosso compromisso é estar ao lado de quem produz”, concluiu o secretário.

Ouça a reportagem de Josué Eger: 

Publicidade

Outras Notícias