A secretária de Assistência Social de Ituporanga, Carla Costa, esclareceu nesta semana os critérios para concessão do Cartão Eventual, benefício no valor de até R$ 300 que circulou em redes sociais com a alegação de que seria destinado mensalmente a moradores de rua. Segundo Carla, a informação não procede. “Esse cartão é previsto pelas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e pode ser adotado pelos municípios que tiverem leis específicas para isso. O valor é eventual, não mensal, e depende de avaliação técnica do CRAS ou CREAS”, explicou.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Quem pode receber o benefício?
Carla destacou que qualquer cidadão de Ituporanga pode ser contemplado com o benefício, desde que se comprove a situação de vulnerabilidade. O cartão pode ser liberado até três vezes por ano para a mesma pessoa ou família, dependendo da necessidade. “Não é exclusivo para pessoas em situação de rua. Porém, se alguém nessa condição procurar o CRAS, será avaliado da mesma forma. Se houver necessidade comprovada, também pode receber, pois é um cidadão como qualquer outro”, completou.
O valor é definido conforme o número de moradores da residência, com visitas domiciliares realizadas – muitas vezes sem aviso prévio – para garantir a veracidade das informações.
Auxílio faz parte de conjunto de políticas públicas
Além do cartão, famílias em vulnerabilidade social podem ser beneficiadas com aluguel social, doações de roupas e cobertores, entre outras formas de apoio. Tudo isso, conforme ressaltou a secretária, é concedido somente após estudo técnico individualizado. “O cartão não é dado por simples pedido. A equipe técnica avalia caso a caso. É um auxílio importante para quem está passando por dificuldade temporária, como perda de emprego, por exemplo”, finalizou Carla.
Arquivo/Rádio Sintonia