A Câmara de Vereadores de Bom Retiro apresentou uma moção de aplausos à Casa de Carnes Cris durante a sessão ordinária de segunda-feira, dia 17 de agosto. A homenagem reconhece o recebimento do certificado Selo Arte pelo produto Frescal Bom Retiro, concedido pela Cidasc.
A proposta partiu do vereador Jocemar da Silva. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Bom Retiro, Donizete de Lins, a moção reconhece a certificação obtida pela empresa. “Vereador Jocemar da Silva fez também uma moção de aplausos à Casa de Carnes Cris, em reconhecimento ao recebimento do certificado Selo Arte para o produto Frescal Bom Retiro, concedido pela Cidasc”, informou o presidente.
Além da homenagem, a Câmara aprovou nove projetos de lei e analisou requerimentos e indicações relacionados à infraestrutura, educação, trânsito e serviços públicos.
REFIS Municipal é aprovado em Bom Retiro
Entre os nove projetos aprovados está a criação do Programa de Recuperação Fiscal, o REFIS Municipal.
A medida prevê condições para que contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa regularizem a situação com o município. “Esse programa vai permitir que os cidadãos bom-retirenses que tenham dívidas para com o município possam então parcelar essa dívida”, explicou o presidente da Câmara, Donizete de Lins.
Segundo o presidente, o texto também prevê anistia de multas e remissão de juros sobre créditos tributários e não tributários inscritos na dívida ativa municipal.
Vereadores solicitam manutenção de ruas e estradas
O vereador Eduardo Neckel apresentou duas indicações pedindo manutenção nas ruas Santa Clara e Santa Teresa. Já o vereador Jocemar da Silva solicitou informações ao Poder Executivo sobre a manutenção do calçamento da Rua Dorval Ferreira de Macedo e da Praça Sete de Setembro.
Na área rural, o vereador Guilherme da Silva pediu manutenção na estrada da localidade de Sapato.
Além disso, o vereador Alçoni Marinho solicitou a instalação de placas com os nomes das ruas no bairro Capistrano. A medida busca facilitar a localização de endereços por moradores, visitantes e serviços de atendimento.
Escolas e trânsito também entram na pauta
O vereador Cléber dos Passos apresentou uma indicação para a instalação de sistema de filtragem e purificação de água na creche Patrícia Deucher e na Escola do Campo Barbaquá.
Já o vereador Diego Domingues Nunes pediu a instalação de redutores de velocidade na Rua Generoso Ildefonso de Oliveira. A indicação cita como opções lombadas ou faixas elevadas para pedestres.
Associação Ornitológica recebe moção de aplausos
A Associação Ornitológica de Bom Retiro também recebeu uma moção de aplausos, apresentada pelo vereador Eduardo Neckel. A homenagem está relacionada ao evento promovido pela entidade no dia 16 de agosto e à contribuição da associação para as atividades ligadas à ornitologia no município.
Eduardo Neckel também apresentou um requerimento solicitando ao Poder Executivo o calendário das reuniões públicas participativas previstas na Lei Municipal nº 2.642/2025.
Na palavra livre, participaram os vereadores Josimar Reich, Eduardo Neckel, Cláudio Bombeiro e Diego Domingues Nunes. Os pronunciamentos estão disponíveis nas redes sociais da Câmara de Vereadores de Bom Retiro.
Ouça a reportagem de Jonas Alves:
Casa de Carnes Cris em Bom Retiro. Foto: Reprodução / HOPE 360SC 1 no Google Maps