A Secretaria de Assistência Social de Imbuia iniciou uma série de investimentos para ampliar o atendimento às famílias do município. As ações envolvem a reestruturação da equipe do CRAS, aquisição de veículos e recursos para ampliar os serviços oferecidos.
Segundo a secretária de Assistência Social, Cláudia Ferreira, o foco está na qualificação da proteção social básica: “Temos um grande investimento por parte do município na proteção social básica, especialmente nos serviços do nosso CRAS”, afirmou.
Equipe completa fortalece serviços do CRAS
Atualmente, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social está completa, conforme as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social. Além disso, o município criou o cargo de orientador social, que passa a ser vinculado diretamente à administração pública.
Com isso, os atendimentos em grupo devem iniciar a partir de abril: “Não temos mais esse serviço terceirizado e sim vinculado ao município. A partir de agora devem acontecer os atendimentos de grupo”, explicou a secretária Cláudia Ferreira.
Novos veículos ampliam atendimento às famílias
Outro investimento envolve a aquisição de dois veículos para a Secretaria de Assistência Social. Um deles já foi entregue, enquanto o segundo está em processo de liberação por meio do Consórcio Interfederativo Santa Catarina.
De acordo com a secretária, os veículos devem melhorar a rotina de trabalho das equipes: “Essa aquisição nos favorece muito, com uma contrapartida pequena por parte do município, mas que vai fazer diferença na rotina de atendimento dos nossos técnicos”, disse.
Emenda de R$ 100 mil garante ampliação do espaço
O município também recebeu, pela primeira vez, recursos por meio de emenda parlamentar para a área da assistência social. O valor de R$ 100 mil foi destinado pelo deputado estadual Marcos da Rosa. O recurso será aplicado na construção de um anexo junto ao CRAS.
O espaço deve ser utilizado para atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: “Esse valor servirá para a construção de uma sala de atendimento junto ao CRAS, ampliando o espaço destinado às atividades com a comunidade”, concluiu a secretária Cláudia Ferreira.
Ouça a reportagem de João Sérgio:
Portal Imbuia. Foto: Franciel Andrade / Sintonia FM