O Programa “Penso, Logo Destino”, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em parceria com o Ministério Público e o CisAmavi, adquiriu 64 contêineres de mil litros para coleta fixa de pneus, eletrônicos, pilhas, lâmpadas e outros resíduos de difícil destinação. A previsão é que a entrega ocorra até o fim de agosto.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Estruturação da logística reversa no Alto Vale
Segundo a administradora do IMA, Bruna Brondani Pereira, a ação busca consolidar a logística reversa nos 27 municípios que já aderiram ao programa na região. “Cada cidade terá pelo menos um ponto fixo para que a população possa descartar corretamente os materiais”.
A iniciativa pretende evitar que resíduos poluentes acabem em locais inadequados. “Quando um pneu não tem destino correto, ele pode parar em rios. Já pilhas e lâmpadas contêm elementos químicos que contaminam solo e água”, informou Bruna.
Apoio de instituições viabiliza compra
A compra dos contêineres foi viabilizada com recursos do Ministério Público da Comarca de Rio do Sul e pelo Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente (CisAmavi). De acordo com o IMA, os municípios serão responsáveis por recolher os resíduos dos pontos de entrega e encaminhá-los para armazenagem centralizada até a coleta definitiva.
No dia 4 de setembro será realizado um treinamento para agentes comunitários de saúde e de endemias do Alto Vale. O objetivo é orientar sobre a logística reversa e informar a população sobre os pontos de coleta.
Imagem Ilustrativa / Contêiner do "Penso, Logo Destino" de Mafra. Foto: Reprodução / MPSC