O município de Agronômica, no Alto Vale do Itajaí será palco nesta quinta-feira (4), de uma audiência pública que terá como foco a fumicultura. O encontro está marcado para às 19h e deve reunir agricultores, vereadores, deputados estaduais e representantes das empresas que compram tabaco diretamente das propriedades rurais.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Ucavi lidera a iniciativa
A audiência foi proposta pela União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi), com apoio da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. De acordo com o presidente da entidade, Valdemar Schaefer, a expectativa é reunir cerca de 400 pessoas. “Temos, em média, três mil plantadores de tabaco no Alto Vale. É um momento importante para discutir melhorias que possam auxiliar tanto os produtores quanto o mercado”, afirmou.
Três projetos em debate
O assessor jurídico da Ucavi, Marcionei Rengel, explica que a audiência vai tratar de três projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa, de autoria dos deputados Altair Silva, Sargento Lima e Rodrigo Prestes. “O objetivo é discutir o melhor formato de comercialização entre agricultores e empresas de fumo, evitando problemas futuros quando a lei for colocada em prática. Por isso é fundamental ouvir os produtores, fumageiras, sindicatos e entidades ligadas ao setor”, destacou.
Participação aberta
O evento é aberto a todos os agricultores e entidades que atuam na cadeia produtiva do tabaco. A Ucavi reforça que a presença dos produtores é essencial para garantir que a legislação atenda às necessidades reais do setor.
Ouça os detalhes com Vanessa Montibeller:
Divulgação/Reprodução