A Prefeitura de Alfredo Wagner vai cobrar do Governo de Santa Catarina a inclusão do município no sistema antigranizo já instalado em cidades da região. O prefeito Gilmar Sani e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo César Rossi, participam nesta quinta-feira (10) de uma reunião em Florianópolis para tratar do assunto.
Segundo o secretário, a administração municipal já apresentou outras solicitações à Secretaria de Estado da Agricultura. Alfredo Wagner, porém, ficou fora da primeira etapa de implantação do sistema. “Já cobramos várias vezes na Secretaria da Agricultura do Estado sobre a implantação do antigranizo aqui no nosso município”, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo César Rossi.
Alfredo Wagner busca inclusão no sistema antigranizo
De acordo com Rossi, o sistema foi ampliado para municípios da região produtora, mas Alfredo Wagner não entrou no grupo atendido.
A prefeitura pretende apresentar novamente a demanda ao Estado durante a reunião. Para o secretário, a produção agrícola do município justifica a solicitação. “Nosso município é essencialmente agrícola. A principal cultura é a cebola e, quando dá granizo, isso prejudica muito o nosso agricultor”, disse.
Além das perdas nas propriedades, a administração municipal avalia que os danos nas lavouras também atingem a economia local e a arrecadação. O secretário afirmou ainda que outros municípios da região também buscam a ampliação do sistema.
Município acompanha preparação para o Censo Agropecuário de 2027
Durante o boletim informativo do Executivo, Paulo César Rossi também falou sobre o próximo Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, previsto para 2027. Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, já participaram de uma reunião na Prefeitura de Alfredo Wagner para apresentar informações sobre a operação.
Segundo o secretário, o processo seletivo para contratação de profissionais deve começar ainda em 2026. A previsão é que os trabalhadores sejam contratados no primeiro semestre de 2027. Na região que inclui Alfredo Wagner e municípios próximos da Grande Florianópolis, a estimativa apresentada é de 34 vagas para atuação em sete municípios.
Censo deve levantar dados da produção rural
A previsão informada pela prefeitura é que o levantamento em campo ocorra a partir de junho de 2027.
Rossi pediu que os produtores rurais recebam os recenseadores e forneçam informações corretas sobre as propriedades e a produção. “Quanto mais correto for o levantamento, mais real será a informação para o município”, explicou.
O secretário também afirmou que os dados do censo podem ajudar na elaboração e na reivindicação de políticas públicas voltadas ao setor agropecuário. “Quando a gente vai cobrar do Governo Federal alguma política em benefício do município, da agropecuária e da produção agrícola, esses dados vão ajudar”, disse.
Segundo Rossi, os produtores poderão solicitar a identificação dos entrevistadores antes de fornecer as informações. “O agricultor pode consultar a identidade da pessoa, do entrevistador. O IBGE é uma instituição séria”, afirmou.
Ouça a reportagem de Jonas Alves:
Imagem Aérea de Alfredo Wagner. Foto: Franciel Andrade / Sintonia FM