A Secretaria Municipal de Cultura de Vidal Ramos inicia o ano com importantes novidades e a continuidade de ações que vêm fortalecendo o acesso à arte, à música e à formação cultural no município. Projetos desenvolvidos em 2025, que tiveram grande adesão da comunidade, serão renovados neste ano, ampliando ainda mais o alcance das atividades.
Entre os destaques está a continuidade do projeto Música para Todos, que seguirá atendendo três comunidades rurais. Por meio da iniciativa, serão mantidas as aulas de flauta e violão, contemplando Molungu, Rio das Pacas e Chapadão do Tigre e as comunidades ao seu entorno, já beneficiadas no ano passado, garantindo o acesso à formação musical no interior do município.
No centro, a Escola de Música também apresenta novidades. Além das aulas já ofertadas, passam a integrar a programação os cursos de canto, guitarra, ukulelê e desenho artístico, ampliando as opções para crianças, jovens e adultos.
As aulas, tanto no centro quanto no interior, iniciaram no dia 18 de fevereiro, marcando oficialmente o começo das atividades de 2026. Atualmente, a Secretaria atende aproximadamente 500 alunos, distribuídos entre as áreas de música e dança. O público contempla crianças, adolescentes, homens, mulheres e pessoas idosas, com participação de alunos a partir dos 4 anos de idade, reforçando o caráter inclusivo dos projetos.
Neste ano, a proposta da Secretaria é intensificar ainda mais o incentivo à cultura local com o tema “Menos Tela, Mais Música”, estimulando o contato com instrumentos, a convivência, a criatividade e o desenvolvimento artístico, especialmente entre crianças e adolescentes, como forma de reduzir o tempo excessivo em frente às telas.
Escola Municipal de Música Evaldo Boing. Foto: Ascom / Pref. Vidal Ramos