Terceiras faixas devem ser implantadas em pontos críticos da BR-282 entre o Litoral e a Serra Catarinense

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Terceiras faixas devem ser implantadas em pontos críticos da BR-282 entre o Litoral e a Serra Catarinense

Foto: Divulgação / Reprodução

 

Uma das rodovias federais mais importantes de Santa Catarina, a BR-282 deverá ganhar terceiras faixas nos pontos considerados mais críticos e onde há registro de maior fluxo de veículos e acidentes, especialmente entre o Litoral e a Serra Catarinense.

A informação foi confirmada nesta terça-feira (16) pelo presidente da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal, senador Dário Berger (MDB), que tratou do assunto com o Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santo Filho. A expectativa é de que as obras iniciem já no 1º semestre de 2022.

Uma reunião entre o DNIT e a secretaria de Infraestrutura do Estado será articulada pelo senador Dário Berger nos próximos dias, já que o governo estadual manifestou interesse em alocar recursos para agilizar obra. O objetivo é agilizar os trâmites necessários para que os serviços iniciem o quanto antes.

Dário tem defendido a construção de faixas adicionais na rodovia considerando que a curto prazo o governo federal já sinalizou que não será possível a duplicação por falta de orçamento.

“A duplicação da BR-282 é o ideal, mas precisamos ser realistas de que isso é inviável num curto período de tempo pela falta de recursos alegada pelo governo neste momento. No entanto, a população catarinense exige que algo seja feito para ‘ontem’. Por isso, tenho reiterado que pelo menos sejam construídas terceiras faixas. Exige menos dinheiro, pode ser realizado em curto prazo e já será um grande avanço para garantir mais segurança a quem trafega pela rodovia”, explicou Dário.

A sugestão do senador levada ao DNIT é apoiada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e foi também debatida em audiência pública no dia 14 de junho, em Lages, promovida pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ACIL (Associação Empresarial de Lages) e MPF (Ministério Público Federal). No encontro, prestigiado pelo Procurador da República, Nazareno Wolf, e pelo Secretário de Estado da infraestrutura, Thiago Vieira, Dário se comprometeu em levar a pauta para Brasília e dar os encaminhamentos.

O ex-deputado federal e atual Diretor Institucional da Frente Parlamentarista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI, Edinho Bez, reforçou o apelo de Dário e também participou da audiência com o DNIT.

Conhecida como Corredor do Mercosul, a BR-282 faz a ligação Leste-Oeste, cruzando todo o estado de Santa Catarina. Com 684 quilômetros de extensão, a rodovia vai de Florianópolis até o município de Paraíso, na fronteira com a Argentina, interligando regiões de grande importância econômica para o estado.

Estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF-SC) apontam a ocorrência média de 2,157 acidentes por dia e de uma lesão grave ou morte (no local) a cada dois dias. Os dados são do período de 2017 a 2020 e consideram os kms 15,0 (Palhoça) a 240 (Lages).

 

Por Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Senador Dário Berger MDB/SC

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