Segurança

Em comemoração ao 93º aniversário, Corpo de Bombeiros Militar de SC lança aplicativo inédito para atendimento de surdos

Em comemoração ao 93º aniversário, Corpo de Bombeiros Militar de SC lança aplicativo inédito para atendimento de surdos Fotos: Mauricio Vieira / Secom

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apresentou, na manhã desta quinta-feira, 26, um aplicativo inédito para atendimento de surdos. O lançamento oficial, que teve a presença do governador Carlos Moisés, fez parte da solenidade de aniversário de 93 anos do CBMSC. A corporação é a primeira do país a ter uma ferramenta de acionamento de socorro para os surdos.

Na cerimônia, o governador destacou a importância do aplicativo SOS Surdo, que promove acessibilidade. “Esse processo de inclusão é muito importante para nós. É uma solução simples, que foi desenvolvida internamente e hoje pode salvar vidas. É fundamental o uso da tecnologia aliada à inovação. Assim nós inovamos e melhoramos a vida dos catarinenses”, frisou Carlos Moisés.

O aplicativo SOS Surdo foi elaborado pela Divisão de Tecnologia da Informação do CBMSC. O processo de desenvolvimento começou em um Hackathon, maratona de programação, em 2016. A solução, que apresenta as ocorrências em textos e vídeos na Língua Brasileira de Sinais (Libras), permite aos surdos acionarem as equipes de plantão. Como foi criada em software livre, com código aberto, é possível ser usada por outras corporações.

“Este é um momento importante para a história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que mais uma vez cumpre sua missão: atender a comunidade sem medir esforços. Os bombeiros militares e comunitários agora passam por treinamentos na Língua Brasileira de Sinais, permitindo a proximidade e atendimento de qualidade para a comunidade surda”, destacou o comandante-geral, coronel BM Charles Alexandre Vieira.

O aplicativo gratuito é de uso exclusivo dos surdos, que devem preencher um pequeno cadastro ao abrir a ferramenta pela primeira vez com informações pessoais e endereço. O aplicativo também possui reconhecimento da localização do usuário. O SOS Surdo está disponível para download nos sistemas Android e iOS.

 

 

93 anos de história

Durante o evento, o comandante-geral reforçou os investimentos que estão feitos no Corpo de Bombeiros Militar, como o repasse de R$ 2,7 milhões para construção e reforma de quartéis e o reforço de 292 soldados, que serão chamados até os primeiros meses de 2020.

A cerimônia de aniversário de 93 anos da corporação, que ocorreu no Auditório do Complexo Administrativo da Segurança Pública, em Florianópolis, também teve o lançamento do vídeo institucional e do livro “Emancipação – Imperativo Técnico. A obra foi escrita pelo coronel da reserva remunerada Milton Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, e relata os bastidores da emancipação da instituição, em 2003.

Participaram da cerimônia o comandante-geral da Polícia Militar e presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Araújo Gomes; o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich; o perito-geral do IGP/SC, Giovani Eduardo Adriano; o desembargador João Henrique Blasi, representando o Tribunal de Justiça de SC; o deputado Coronel Mocellin, representando a presidência da Assembleia Legislativa de SC, entre outras autoridades.  


Secretaria de Estado da Comunicação - Secom

Outras Notícias