Saúde

SC soma 51 casos de dengue neste ano

Número já superou o total do ano passado, quando foram registrados 16 casos da doença no Estado.

SC soma 51 casos de dengue neste ano Foto: Apu Gomes / AFP

 

Pelo menos 51 catarinenses tiveram dengue neste ano, segundo a  Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). O número já superou o registrado em todo o ano passado, quando foram 16 casos. Dos que foram contabilizados até 18 de agosto deste ano, 32 foram contraídos dentro do Estado - a maior parte (26) em Itapema, no Litoral Norte. Cinco casos foram contraídos em Balneário Camboriú e um, em Camboriú.

O boletim divulgado pela Dive-SC nesta quinta-feira aponta ainda que  foram identificados 12.311 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya, em 153 municípios catarinenses. Comparado ao mesmo período de 2017, quando foram identificados 8.360 focos em 138 municípios, houve um aumento de 47,3%.

Zika e chikungunya

Até o momento, foram confirmados 13 casos de febre chikungunya em Santa Catarina, sendo que três deles foram contraídos dentro do Estado (dois em Cunha Porã e um em São Miguel do Oeste).  No mesmo período de 2017, foram 31 casos importados (contraídos fora do Estado) e nenhum caso autóctone (dentro do Estado). 

Já em relação ao zika vírus, um caso importado foi confirmado em um morador de Piratuba, no Meio-Oeste, que teria contraído a doença no Mato Grosso.

 

Por Diário Catarinense

Outras Notícias