SC autoriza vacinação contra Covid de adolescentes em casos pontuais

Enviar no WhatsApp
SC autoriza vacinação contra Covid de adolescentes em casos pontuais

A orientação dada aos municípios é para evitar perdas (Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

 

A Secretaria de Estado da Saúde orientou os municípios a utilizarem as doses da Pfizer, única permitida, em adolescentes. Mas atenção: a autorização é só para casos excepcionais. O objetivo é evitar o desperdício de vacinas. 

Entenda

As prefeituras que terminarem a vacinação na população com 18 anos ou mais e ainda tiverem doses sobrando, frascos abertos (xepas) da Pfizer, poderão vacinar crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades e deficiências permanentes.

Trecho da nota técnica enviada aos municípios 

Considerando que os frascos da vacina do laboratório Pfizer/Comirnaty devem ser utilizados em até 6h após a abertura, os postos de vacinação devem realizar o manejo adequado das vacinas, evitando desperdício. Excepcionalmente, no caso de não existir pessoas com mais de 18 anos de idade a serem vacinadas, os municípios podem utilizar as doses remanescentes do frasco aberto para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes graves, comorbidades, gestantes e puérperas, na estratégia conhecida como “xepa” da vacina.

São situações pontuais, já que a decisão oficial sobre o início da vacinação nos adolescentes só sai nesta terça (24), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

 

Por Raphael Faraco

NSC Total 

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo