Saúde

SC autoriza vacinação contra Covid de adolescentes em casos pontuais

SC autoriza vacinação contra Covid de adolescentes em casos pontuais A orientação dada aos municípios é para evitar perdas (Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

 

A Secretaria de Estado da Saúde orientou os municípios a utilizarem as doses da Pfizer, única permitida, em adolescentes. Mas atenção: a autorização é só para casos excepcionais. O objetivo é evitar o desperdício de vacinas. 

Entenda

As prefeituras que terminarem a vacinação na população com 18 anos ou mais e ainda tiverem doses sobrando, frascos abertos (xepas) da Pfizer, poderão vacinar crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades e deficiências permanentes.

Trecho da nota técnica enviada aos municípios 

Considerando que os frascos da vacina do laboratório Pfizer/Comirnaty devem ser utilizados em até 6h após a abertura, os postos de vacinação devem realizar o manejo adequado das vacinas, evitando desperdício. Excepcionalmente, no caso de não existir pessoas com mais de 18 anos de idade a serem vacinadas, os municípios podem utilizar as doses remanescentes do frasco aberto para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes graves, comorbidades, gestantes e puérperas, na estratégia conhecida como “xepa” da vacina.

São situações pontuais, já que a decisão oficial sobre o início da vacinação nos adolescentes só sai nesta terça (24), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

 

Por Raphael Faraco

NSC Total 

Outras Notícias