Saúde

Sarampo: 40 novos casos são confirmados em uma única semana em SC

Os dados divulgados são referentes ao período de 1º de janeiro a 8 de dezembro.

Sarampo: 40 novos casos são confirmados em uma única semana em SC Além dos casos já confirmados, outras 112 notificações estão em investigação(Foto: Tiago Ghizoni/DC)

 

Em uma única semana foram confirmados 40 novos casos de sarampo em Santa Catarina, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), divulgado nesta segunda-feira (16). O número subiu de 178 para 218 e classifica o estado em surto ativo da enfermidade. Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro a 8 de dezembro.

Além dos casos já confirmados, outras 112 notificações estão em investigação. As cidades com maior número de pessoas contaminadas são Joinville, no Norte catarinense, com 85 casos, seguida de Florianópolis, com 29 e Concórdia no Oeste, com 18. A maioria dos infectados em Santa Catarina são adultos de 20 a 29 anos, totalizando 98 casos (45%). Em segundo lugar estão os jovens de 15 a 19 anos (28% do total).

O sarampo é provocado por um vírus que se espalha pelo ar através de respiração, tosse ou espirros e tem como sintomas a febre alta, a coriza, a tosse, os olhos avermelhados, além de manchas vermelhas no corpo.

Sarampo em SC

Joinville - 85; Florianópolis - 29; Concórdia - 18; Jaraguá do Sul - 12; Canoinhas - 11; Porto União - 9; Palhoça - 7; São José - 6; São Bento do Sul - 4; Peritiba - 4; Barra Velha - 3; Tubarão - 3; Seara - 3; Governador Celso Ramos - 2; São Francisco do Sul - 2; Guaramirim - 2; Monte Castelo - 2; Blumenau - 1; Caçador - 1; Alto Bela Vista - 1; Balneário Camboriú - 1; Balneário Piçarras - 1; Modelo - 1; Schroeder - 1; Guabiruba - 1; São João Batista - 1; Imbituba - 1; Mafra - 1; Jaborá - 1 e Araquari -1.

Prevenção

A única forma segura de prevenção contra o sarampo é a vacina. A Dive-SC recomenda procurar os postos de saúde para receber as doses da vacina, para quem ainda não vacinou, ou para verificar se já é imunizado. É importante ter em mãos a carteira de vacinação.

A vacina é feita em pessoas de 6 meses a 49 anos. Nas crianças, a primeira dose deve ser tomada aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Quem toma as duas doses fica protegido por toda a vida. Bebês também devem tomar a chamada "dose zero", aos 6 meses de idade.

 

Por Clarissa Battistella

NSC Total

Outras Notícias