Saúde

Mais Médicos: vagas em SC são preenchidas, mas profissionais têm até 10 de janeiro para se apresentar

Em novo edital publicado os 61 postos reabertos no Estado foram ocupados por médicos com registro brasileiro, segundo o Ministério da Saúde.

Mais Médicos: vagas em SC são preenchidas, mas profissionais têm até 10 de janeiro para se apresentar Foto: Carlos Macedo

 

As 61 vagas no programa Mais Médicos que tinham sido reabertas em Santa Catarina foram novamente preenchidas, segundo o Ministério da Saúde. Em novo edital, os postos que tinham sido disponibilizados após desistências dos profissionais tiveram candidatos interessados. Os médicos com registro no Brasil inscritos na segunda chamada do programa devem se apresentar entre os dias 7 e 10 de janeiro nos municípios.

Porém se algum médico não se apresentar no prazo, a vaga volta ao sistema. Esses postos então serão disponibilizados para médicos brasileiros formados no exterior e, por último, para estrangeiros.

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, dia 26, a prorrogação do prazo para escolha de vagas para os médicos formados fora do país que já enviaram a documentação para participar do Mais Médicos. Agora, os brasileiros graduados no exterior têm os dias 23 e 24 de janeiro para selecionarem os municípios pelo site do programa. Nos dias 30 e 31 de janeiro, os médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades em aberto.

Como em SC não há vagas atualmente descobertas, a princípio não haverá postos disponíveis no Estado. Exceto se algum profissional desistir ou não apresentar a documentação, por exemplo.

No país estão disponibilizadas 842 vagas em 287 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, 1.707 profissionais escolheram localidades em todo país.

Confira o cronograma das próximas etapas:

De 07/01 a 10/01 – Apresentação nos municípios dos médicos com registro no Brasil

De 23/01 a 24/01 – Médicos brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis

De 30/01 a 31/01 – Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis

 

Por Redação DC

NSC Total

Outras Notícias