Saúde

Hemosc está com estoque baixo de sangue dos tipos O+ e B-

Podem doar pessoas entre com idades entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e em boas condições de saúde.

Hemosc está com estoque baixo de sangue dos tipos O+ e B- Foto: Julio Cavalheiro / BD

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está com estoque de dois tipos de sangue abaixo do ideal, são eles os tipos O+ e B-. De acordo com o órgão no momento a situação está sendo caracterizada, já que picos de baixa e de alta acontecem em alguns momentos. O Hemosc informou que está realizando atividades para reverter o quadro por meio do contato com doadores regulares destas tipagens. O restante dos sorotipos está dentro da normalidade.

De acordo com Silvio Battistela, coordenador de captação de doadores do Hemosc, atividades de busca por pessoas cadastradas no banco com sangue B- já foram iniciadas na sexta-feira (04) e nesta segunda-feira (07) inicia-se a atividade o O+. A recomendação é que quem tenha estes subtipos procure o hemocentro para realizar a doação.

— Ambas as tipagens estão cerca de 9% dos nossos estoques ideais. O quadro atual para estas duas tipagens ainda não nos causa uma preocupação maior. Acreditamos que com ações pontuais de contato com doadores destas tipagens, aliada a liberação dos produtos coletados sexta e sábado, poderemos reverter a condição atual — declara Battistela

O coordenador ressalta que a sexta-feira (04) já contou com uma boa participação de doadores na hemorrede, e que os produtos coletados deste dia ainda não foram liberados, portanto não constam neste estoque. Além disso, informou que o sábado (05) contou com cinco hemocentros abertos, também com a quantidade de sangue recebido ainda não computado no armazenamento do Estado.

 

Quem pode ser um doador?

É importante lembrar que para doar sangue a pessoa não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Além disso, é imprescindível apresentar um documento de documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

Pessoas entre com idades entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo. O doador deve pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas).

 

Restrições

Não deve doar sangue quem tem ou teve as seguintes doenças: hepatite após os 11 anos de idade, lepra (Hanseníase), hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto, doença auto-imune, doença de chagas, AIDS, diabetes, câncer e problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista).

 

Por Camila Levien

NSC Total 

Outras Notícias