Saúde

Hemosc alerta para a necessidade de doar sangue no fim de ano e em janeiro

Hemosc alerta para a necessidade de doar sangue no fim de ano e em janeiro Foto: Pancho

Chega o fim de ano e com ele a preocupação de manter a regularidade dos estoques dos bancos de sangue do Estado. Na unidade de Blumenau do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) são registradas quase 22 mil doações por ano, um pouco mais de 1,8 mil por mês, e é em janeiro que o risco de faltar sangue aumenta.

Atenção especial é dada à plaquetas. Essa parte do sangue é usada por quem tem leucemia, passa por tratamento de câncer ou por uma cirurgia cardíaca, por exemplo, e tem validade de cinco dias. Ou seja, é muito importante manter o índice de doações ao longo das férias. Não basta doar antes das festas.

Dito isso, deixo aqui um apelo aos que ficam em Blumenau e cidades vizinhas nessa época do ano. Doem sangue em janeiro. Se ainda não é doador, seja mais um nessa batalha solidária.

O Hemosc da cidade fica na Rua Theodoro Holtrup, 40, bem pertinho da Praça do Estudante. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h15min às 18h30min, e sábados das 8h15min às 11h. No fim de ano o Hemosc não vai atender nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. O telefone para mais informações é 47 3222-9800.

Por NSC Total

Outras Notícias