Governo de SC confirma caso da variante Alfa da Covid-19 no Vale do Itajaí

Enviar no WhatsApp
Governo de SC confirma caso da variante Alfa da Covid-19 no Vale do Itajaí

Foto: Divulgação / Reprodução

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) confirmaram nesta segunda-feira (12) um caso da variante alfa em Brusque, no Vale do Itajaí. Segundo a prefeitura, a paciente está bem e em casa e "não viajou nem recebeu ninguém de fora do seu círculo de convivência". Conforme o estado, um caso desta variante, considerado importado, já foi confirmado em março na capital.

Outro caso de variante é investigado pela SES, sendo de dois moradores de Joinville, no Norte do estado, com suspeita da variante delta.

Em Santa Catarina, desde o início da pandemia, 1.078.056 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19, sendo que 17.318 delas morreram por complicações da doença.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), até o momento, "foram identificadas 22 linhagens diferentes do SARS-CoV-2" em Santa Catarina, sendo a variante gama "responsável por 54,2% de todas as identificadas".

Confirmação de variante Alfa em Brusque

O caso da variante alfa em Brusque foi informado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) no boletim de quinta-feira (8) e confirmado nesta segunda pela SES.

De acordo com a Prefeitura de Brusque, a paciente com diagnóstico confirmado é uma jovem de 24 anos que apresentou sintomas gripais e teve diagnóstico de Covid-19 confirmado em maio.

Ele não chegou a ser internada, “está bem, inclusive já liberada pela quarentena”, informou a prefeitura, que não detalhou se alguma medida foi tomada na cidade após a confirmação.

Segundo o município, a jovem e sua rede de contato foram monitoradas e não houve casos confirmados de Covid entre pessoas que tiveram contato com a moradora.

"A Secretaria segue em atenção e ações diferenciadas serão adotadas caso seja identificada essa necessidade, mediante orientação técnica da Secretaria de Estado e do Ministério da Saúde", informou a prefeitura de Brusque.

Suspeista de variante Delta

Dois casos suspeitos de variante delta foram confirmados também nesta segunda-feira (12) pelo estado. A investigação se iniciou em 6 de julho após o governo do Paraná informar sobre dois moradores de Joinville que tiveram contato em abril com um caso confirmado da variante delta na cidade paranaense de Rolândia.

 

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo