Dia D de vacinação contra o sarampo para adultos é neste sábado; faixa concentra maior número de casos no ano em SC

Postos de saúde vão ficar abertos das 8h às 17h.

Enviar no WhatsApp
Dia D de vacinação contra o sarampo para adultos é neste sábado; faixa concentra maior número de casos no ano em SC

Foto: Tiago Ghizoni / Banco de Dados / Diário Catarinense

 

O Dia D de vacinação contra o sarampo em jovens adultos será neste sábado (30), com os postos de saúde de todas as cidades catarinenses abertos das 8h às 17h. A 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação, voltada para imunização de pessoas entre 20 e 29 anos, começou no dia 18 e termina no dia 30.

A gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, lembra que os adultos nesta faixa etária são os que mais têm contraído sarampo no Estado, por isso a importância da vacinação. Conforme o boletim mais recente da Dive/SC sobre a doença, divulgado em 13 de novembro, o Estado tem 94 casos confirmados da doença - 41 são em pessoas com idade entre 20 e 29 anos.

— Pessoas com idade entre 20 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Quem não tomou, não lembra ou não tem mais a carteirinha de vacinação precisa procurar uma unidade de saúde — esclarece.

Nos primeiros cinco dias da 2ª etapa da Campanha de Vacinação, até o dia 22 de novembro, 40,7 mil catarinenses comparecem às unidades de saúde para tomar a dose contra a doença, informou a Dive/SC. Desse total, 14.252 precisaram se imunizar - os demais estavam com a situação vacinal em dia.

De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, Santa Catarina teria que vacinar, nesta etapa, cerca de 420 mil pessoas no total.

A chefe da Divisão de Imunização da Dive/SC, a enfermeira Arieli Fialho, ressalta que mesmo quanto a campanha de vacinação terminar, as doses vão continuar disponíveis nos postos de saúde para a imunização de pessoas de todas as faixas etárias, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Quem precisa se vacinar

- bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero

- crianças com um ano: dose um

- crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida

Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:

- de 20 a 29 anos: duas doses

- de 30 a 49 anos: uma dose

 

arte sarampo

(Foto: Arte / DC)

 

Por Redação DC

NSC Total

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo