Saúde

Covid-19 em Santa Catarina terá mais 30 dias de aceleração, projeta secretário de Saúde

"Em tese, teremos mais ou menos um milhão de catarinenses positivados", afirma André Motta Ribeiro.

Covid-19 em Santa Catarina terá mais 30 dias de aceleração, projeta secretário de Saúde Secretário da Saúde, André Motta Ribeiro (Foto: Mauricio Vieira, Secom, Divulgação)

 

A curva de contágio pelo coronavírus segue em aceleração em Santa Catarina e deve persistir assim por mais 30 dias. A projeção é do secretário de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro.

- Falar em platô ainda é prematuro. Infelizmente, continuamos acelerando a curva de transmissão, isso tem relação direta com alguns indicadores, como o isolamento social - afirmou Ribeiro, em entrevista ao Direto da Redação, da CBN Diário, nesta segunda-feira (17), quando o combate à Covid-19 completou 157 dias.

- Pelos cálculos estatísticos epidemiológicos, em tese, teremos mais ou menos um milhão de catarinenses positivados. Quando atingirmos 20% da população, é de se esperar uma diminuição da velocidade de transmissão do vírus em Santa Catarina - declarou o secretário.

Ribeiro antecipou que nesta segunda-feira (17) será publicada uma nova portaria com regras mais claras sobre as atribuições do Estado e dos municípios a partir da classificação das regiões no mapa de risco. O secretário destaca que a atualização é semanal, mas as medidas precisam de um prazo de maturação de 14 dias.

- Precisamos melhorar o diálogo e o entendimento do processo - salientou.

No boletim de domingo (16), Santa Catarina contabilizava 120,8 mil infectados, dos quais 108 mil estão recuperados e 11 mil em tratamento, e 1.797 mortes. Há 12 regiões consideradas em nível gravíssimo.

- Tudo que foi estruturado em termos de serviço no Estado, em parceria com municípios e hospitais, está sendo suficiente para esse enfrentamento - avaliou o secretário.

 

Por Leandro Lessa

CBN / NSC Total

Outras Notícias