Saúde

Coronavírus em Santa Catarina: sobe para 11 o número de mortes e 417 o de pacientes contaminados

Após Ministério da Saúde e prefeitura de Florianópolis recomendarem máscaras, Estado anuncia portaria que orienta o uso do material.

Coronavírus em Santa Catarina: sobe para 11 o número de mortes e 417 o de pacientes contaminados Foto: Reprodução

 

O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina subiu para 417, segundo atualização do governo do Estado nesta segunda-feira (6). São 38 pessoas a mais em relação ao dia anterior (5). Contraíram a doença 216 mulheres e 201 homens. Há 43 pacientes em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O município com número mais alto de casos ainda é Florianópolis, com 99 diagnósticos positivos, seguido de Blumenau, com 52, e Criciúma, com 27. As mortes por Covid-19 chegaram a 11, após confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacem-SC). Os óbitos ocorreram antes de domingo (5), mas aguardavam resultado dos exames.

Usando máscara de proteção, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) anunciou que o Estado também passa a recomendar o uso desse utensílio como forma extra de proteção.

- A gente tá usando hoje essa máscara de proteção e quero destacar a importância de que as pessoas passem a utilizar saindo de casa. Vamos emitir uma portaria nesta segunda-feira (6) ainda - disse.

Ao lado do governador, o secretário de Saúde Helton Zeferino deu mais detalhes sobre a nova recomendação e disse que a portaria orienta o uso de máscaras para todas as pessoas, desde que sejam de tecido.

- Na portaria colocaremos orientações de manuseio das máscaras e higienização do material. Elas acabam trazendo para população alguma possibilidade de barreira a mais contra o vírus.

 

Alunos voltam a estudar

Desta vez também presente na coletiva, o secretário de Educação, Natalino Uggioni falou sobre o retorno das atividades escolares na rede estadual de ensino, porém, à distância. Segundo o secretário, para os estudantes que têm internet, a orientação é que participem de aulas online, ministradas pelos próprios professores da rede.

- Realizamos um trabalho intenso e já iniciamos com os nossos professores. Mais de 19 mil professores participaram da capacitação - disse.

Para os estudantes sem acesso à internet, as atividades serão oferecidas de forma impressa. Esses devem buscar o material nos educandários ou solicitar para receber em casa. Aos demais, que não têm condições de realizar na própria residência os estudos, será oferecido o espaço nas escolas:

- Em último caso, aqueles estudantes que nó s não conseguimos alcançar por esses meios, as nossas escolas, então, estarão preparadas para recebê-los. E todas as atividades preparadas seguirão, evidentemente, todas as regras de distanciamento advindas da Secretaria da Saúde.

Dos 540 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino, ao menos 18% declararam não ter acesso à internet em casa. São quase 100 mil estudantes sem o benefício da tecnologia em suas casas. E, apesar desse número ser alto, a Secretaria de Educação se programa para, no dia 22 de abril, ter todas as turmas já organizadas e trabalhando "a plena carga" com os conteúdos programados.

- Queremos dar sequência das atividades, conforme o currículo e o plano pedagógico. E quando retomarmos as atividades presenciais, evidentemente haverá um reforço - comentou.

 

Pacientes curados

Embora o Estado não tenha divulgado número de pacientes curados, nem informações concretas sobre pessoas que ser recuperaram da doença, alguns municípios têm divulgado essa conta. Como é o caso de Jaraguá do Sul, onde cinco pessoas teriam contraído Covid-19 e estariam curadas do vírus.

Questionado durante a coletiva de imprensa, o secretário Helton Zeferino se referiu "ao ato da cura" com base no que a literatura apresentou até aqui:

- Esses pacientes são submetidos a terapia clínica e apresentam evolução muito adequada do seu quadro clínico e, a partir do momento, eles não apresentam mais sinais e sintomas dessa doença. A partir desse momento esse paciente adquiriu cura.

Mesmo assim, Zeferino salientou que é o começo de uma doença ainda desconhecida, para já definir que o mesmo paciente curado ficou imune ao vírus.

- Mas, estamos monitorando, sim, alguns pacientes que passaram pelo quadro sintomatológico dessa doença, para que possamos ter agora um delineamento dentro do estado de SC. É muito bom termos isso dentro da saúde pública para mostrarmos às pessoas que há quem passa por quadros que são leves e outras por quadros que são graves - comentou.

 

Cidades com casos confirmados em SC

Águas Mornas 1

Antônio Carlos 8

Araranguá 4

Balneário Arroio do Silva 1

Balneário Camboriú 12

Balneário Gaivota 1

Biguaçu 1

Blumenau 52

Botuvera 1

Braço do Norte 16

Brusque 1

Camboriú 7

Canelinha 1

Chapecó 6

Criciúma 27

Florianópolis 99

Gaspar 5

Governador Celso Ramos 2

Gravatal 4

Içara 1

Imbituba 6

Indaial 2

Irati 1

Itajaí 21

Itapema 3

Itapiranga 1

Jaguaruna 2

Jaraguá do Sul 6

Joaçaba 1

Joinville 25

Lages 4

Laguna 3

Mafra 1

Morro da Fumaça 1

Navegantes 4

Palhoça 3

Papanduva 2

Paulo Lopes 2

Pedras Grandes 1

Pescaria Brava 1

Pomerode 1

Porto Belo 4

Rancho Queimado 2

São Domingos 1

São Francisco do Sul 2

São José 17

São Lourenço do Oeste 1

São Ludgero 3

São Pedro de Alcântara 1

Siderópolis 5

Sombrio 3

Santo Amaro da Imperatriz 1

Tijucas 2

Timbé do Sul 1

Timbó 1

Tubarão 19

Urussanga 2

Videira 1

Outros Estados 7

Outros Países 3

 

Por Clarissa Battistella

DC / NSC Total

Outras Notícias