Política

Santa Catarina registra recorde de candidaturas para as eleições deste ano

Quase mil candidatos e candidatas entraram com o pedido de registo junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Santa Catarina registra recorde de candidaturas para as eleições deste ano Foto: TRE/SC

 

As Eleições 2022 serão as maiores da história de Santa Catarina não só em número de eleitores, mas também de candidatas e candidatos. O  TRE/SC, Tribunal Regional Eleitoral recebeu 966 pedidos de registro de candidaturas de 28 partidos políticos. O aumento é de 23,21% em relação às Eleições 2018, quando 784 concorrentes disputaram o pleito eleitoral.

A maior parte dos pedidos é para o cargo de deputado estadual (606 inscritos), seguido por deputado federal (307), senador (11 + dois suplentes cada) e governador (10 + vice-governador cada). Os números foram registrados após o fim do prazo fixado pelo calendário eleitoral, nesta segunda-feira (15), para que partidos, coligações e federações informassem as candidaturas ao pleito deste ano.

Todos os pedidos de registro serão analisados e julgados pelo TRE-SC até o dia 12 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno das eleições, que acontecem em 2 de outubro.

O prazo é o mesmo para eventuais pedidos de substituição de candidaturas para os cargos majoritários e proporcionais em hipóteses de renúncia, indeferimento, cancelamento ou cassação de registro. Somente em casos de falecimento que as mudanças poderão ser efetivadas após 12 de setembro.

Informações detalhadas sobre todos os candidatos e candidatas que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre suas contas eleitorais e as dos partidos estão reunidas no sistema DivulgaCandContas. Qualquer pessoa pode acessá-lo, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação, para consultar o perfil completo de cada um, incluindo os gastos eleitorais.

O TRE-SC também desenvolveu a campanha institucional Você Vê. Lançada em 25 de julho deste ano, a iniciativa envolve ações de comunicação para o público em geral e materiais informativos direcionados para candidatos, partidos políticos e profissionais da advocacia e contabilidade.

 

Por Karina Manarin/nd+

 

 

Outras Notícias