Política

Prefeito renuncia ao cargo horas antes de votação sobre impeachment em Santa Catarina

Prefeito renuncia ao cargo horas antes de votação sobre impeachment em Santa Catarina Beto Passos (PSD) foi preso na semana passada durante operação do MP (Foto: Prefeitura de Canoinhas)

 

O prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), renunciou ao cargo na tarde desta terça-feira (5), poucas horas antes da Câmara de Vereadores votar se aceitava a denúncia que pedia o impeachment do chefe do Executivo. O político está preso desde a semana passada após operação do Ministério Público de SC.

A renúncia foi enviada por e-mail para a Câmara de Vereadores durante a tarde e foi lida na sessão realizada no início da noite. O prefeito informou que abre mão do cargo por motivos pessoais. O advogado de defesa, Marlon Charles Bertol, reforçou que a decisão não tem relação com o pedido de impeachment no Legislativo.

Mesmo com a renúncia, a Câmara de Vereadores votou o pedido para instaurar o processo de impeachment de Passos e do vice, Renato Pike (PL). A solicitação de procedimento para cassação dos mandatos foi aprovada por unanimidade.

Com isso, foi montada por sorteio uma comissão avaliadora que deve conduzir os trabalhos. A presidente será Silmara Gontarek (UB), o relator Marcos Homer (Podemos) e o membro Maurício Zimmermann (PL).

Prefeito e vice de Canoinhas foram presos na semana passada durante operação do Ministério Público que investiga os crimes de corrupção e fraudes em licitações em cidades do Planalto Norte de Santa Catarina.

A renúncia de Beto Passos não muda o atual cenário da prefeitura de Canoinhas. Pela ordem, assumiria o cargo o vice Renato Pike, que permanece preso. Com isso, se mantém na cadeira de prefeito o presidente da Câmara, Willian Godoy.

 

Por Hassan Farias

AN / NSC Total

Outras Notícias