Política

Prazo para emissão de 2ª via do título eleitoral termina nesta quinta-feira

Quem já fez o cadastro biométrico pode usar aplicativo no dia das eleições.

Prazo para emissão de 2ª via do título eleitoral termina nesta quinta-feira Foto: Felipe Carneiro / Agência RBS / Agência RBS

 

Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para emissão da segunda via do título eleitoral. O documento ainda é necessário para quem não fez o cadastro biométrico nos cartórios eleitorais. O documento é impresso na hora.

Segundo a Justiça Eleitoral, o atendimento nos cartórios é a partir das 12h. Os horários podem ser conferidos na página do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Para emissão da segunda via é preciso ir presencialmente até os cartórios eleitorais. O documento só será emitido para quem não tem nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral, sejam multas por ausência nas últimas eleições ou aos trabalhos de mesário, por exemplo.

Quem tiver alguma multa a pagar deve emitir uma Guia de Recolhimento à União e quitar o débito, antes de ir solicitar um novo título.

Não consegui a segunda via. E agora?

Eleitores que já fizeram o cadastro biométrico, mas perderam o título em papel podem ir votar com o aplicativo E-título, produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O programa, que funciona em celulares com os sistemas Android e iOS, é gratuito e pode ser baixado nas lojas de aplicativos das duas plataformas.

Para acessar, os eleitores precisam apenas preencher alguns dados na tela inicial do aplicativo. Quem não perdeu o documento pode usar o QR-Code que fica no verso do título impresso para preencher o formulário automaticamente.

TRE-SC conclui sábado a inclusão de nomes e números dos candidatos nas urnas

O aplicativo também exibe a foto dos eleitores. Com isso, no dia das eleições é possível levar apenas o celular para se apresentar aos mesários.

Sem celular e segunda via?

Mesmo quem não possui o acesso ao E-título e deixou de emitir a segunda via do título ainda conseguirá votar. Para isso, é preciso saber com antecedência o local de votação. No dia das eleições, basta levar um documento de identificação com foto.

Para quem esqueceu o local de votação, a Justiça Eleitoral mantém um atendimento 24 horas, por telefone, em que é possível fazer essa e outras consultas. O número é o 0800-647-3888.

 

Por Diário Catarinense

Outras Notícias