Política

Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) vão ao segundo turno

Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) vão ao segundo turno Dupla deve entrar em uma das disputas mais acirradas da história (Foto: Divulgação/Divulgação)

 

Os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais neste ano. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral neste domingo (7), quando já tinham sido apurados 97,06% dos votos válidos.

Quem é Fernando Haddad

O candidato do PT entrou na disputa inicialmente como postulante à vice, na chapa que era encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi impedido de concorrer por causa da Lei da Ficha Limpa. Haddad é formado em direito e entrou na vida pública no primeiro mandato de Lula. Primeiro, ocupou uma diretoria no Ministério da Fazenda, antes de ser alçado ao cargo de ministro da Educação, quando ganhou notoriedade. Entre 2012 e 2016, foi prefeito de São Paulo, mas não conseguiu se reeleger. Esta é a primeira vez que concorre à Presidência.

Quem é Jair Bolsonaro

Embora o capitão da reserva do Exército esteja disputando a Presidência da República pela primeira vez, Jair Bolsonaro já está na política há 30 anos. O primeiro mandato que teve foi o de vereador no Rio de Janeiro, em 1988. Em 1991, assumiu como deputado federal e seguiu se reelegendo desde então. No Congresso, aprovou apenas dois projetos de autoria dele foram aprovados. Um autorizava a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos de informática e o outro liberava a comercialização da fosfoetanolamina, conhecida como a "pílula do câncer", cuja eficácia nunca restou totalmente comprovada.

 

Por Diário Catarinense

Outras Notícias