Política

Deputados estaduais, federais e senadores de SC tomam posse apenas em fevereiro

Posses ocorrem separadamente de presidente, vice e governadores

Deputados estaduais, federais e senadores de SC tomam posse apenas em fevereiro Reprodução Internet

 

Presidente de República, Luiz Inácio Lula da Silva, vice Geraldo Alckmin e governadores tomaram posse neste domingo, mas os deputados e senadores ainda não foram empossados. Os 40 deputados estaduais de Santa Catarina, 16 federais representando o Estado e um senador eleito em outubro assume os cargos em fevereiro.

A data também marca o início dos trabalhos no Legislativo, com a eleição da Mesa Diretora, ou seja, os presidentes de cada plenário. Conforme o calendário eleitoral, a cerimônia é no dia 1º de fevereiro. O horário de ambos os eventos, no entanto, ainda não foi divulgado.

No caso dos deputados estaduais, a posse ocorre na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Dos 40 nomes eleitos, 24 garantiram a reeleição. Entre eles a deputada estadual Ana Campagnolo (PL), que recebeu 196.571 dos votos e se tornou a parlamentar mais votada do Estado.

Já deputados federais, a cerimônia ocorre na Câmara dos Deputados, em Brasília. Dos 16 eleitos, oito conquistaram a reeleição. A deputada mais votada em Santa Catarina em nível federal foi Carol de Toni (PL), com 227.632 votos.

O último catarinense a tomar posse será Jorge Seif (PL), no Senado, também em Brasília. Ele foi eleito após receber 39,79% dos votos e está entre o time de apoiadores de Bolsonaro que garantiram mandatos com o resultado das eleições de outubro.

Tanto deputados estaduais quanto federais o mandato é de quatro anos. Já no caso de senadores, ele é válido por oito anos.

 

Por NSC Total

Outras Notícias