Política

Carlos Moisés será o primeiro militar a governar SC em 86 anos

Ele também será o primeiro governador em 72 anos a chegar ao comando do Executivo catarinense sem nunca ter ocupado cargo político antes.

Carlos Moisés será o primeiro militar a governar SC em 86 anos Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense

 

Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, o governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL) será o primeiro militar de carreira a administrar o Estado em 86 anos. A última vez tinha sido em 1932, quando o major Rui Zobaran foi nomeado interventor federal no Estado por Getúlio Vargas. Ele ficou um ano na função.

Depois disso, entre eleições diretas e indiretas, vices assumindo o governo e novas nomeações de interventores, o ocupante do cargo nunca foi militar. Mesmo na época da ditadura militar, em que os presidentes eram generais e a maioria dos governadores catarinenses foi eleita indiretamente pela Assembleia Legislativa, os escolhidos eram civis e já atuantes na política eleitoral.

Moisés também será o primeiro governador em 72 anos a chegar ao comando do Executivo catarinense sem nunca ter ocupado cargo político antes. Até então, isso tinha acontecido pela última vez com Udo Deeke, nomeado interventor federal em SC por Eurico Gaspar Dutra em 1946.

 

Por Victor Pereira

Diário Catarinense

Outras Notícias